Ex-reitor da UFV lança livro sobre Inteligência Artificial durante o SIMPAC da Univiçosa  

 

Publicado em 25 de setembro de 2025

A Univiçosa recebeu, no último dia 17, uma presença ilustre: o ex-reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Luiz Cláudio Costa, esteve no campus para o lançamento de seu mais novo livro, "O Impacto da Inteligência Artificial na Humanidade". A obra, que foi apresentada durante a 17ª edição do SIMPAC – Simpósio de Produção Acadêmica da Univiçosa, propõe uma reflexão profunda sobre os efeitos da Inteligência Artificial (IA) na sociedade contemporânea e os desafios éticos que envolvem sua aplicação.

Com 114 páginas, o livro é um convite ao pensamento crítico sobre o avanço tecnológico, destacando a necessidade de transformar a IA em uma aliada da humanidade, e não em uma ameaça. “A IA deve servir e não controlar à humanidade. Para isso, é preciso ter princípios sólidos: justiça, transparência, privacidade e responsabilidade social”, afirmou Luiz Cláudio durante o evento.

Para dar vida às reflexões propostas, o autor criou o personagem João, um adolescente que protagoniza a narrativa da obra. A partir de seus diálogos com a IA, o jovem mergulha em uma jornada de descobertas e dilemas morais, questionando os limites e as possibilidades dessa tecnologia.

Além de ser uma referência em educação e inovação, o autor já publicou outras obras relevantes sobre inteligência artificial, como “Inteligência Artificial: funcionamento e desafios à ética, às crenças e à existência humana” e “Explorando Educação, Ética, Economia, Emprego, Inovação e Poder”. Seus livros buscam fomentar o debate sobre o papel da tecnologia no mundo atual e seus desdobramentos em áreas fundamentais como educação, economia, empregabilidade e direitos humanos.

Com uma carreira acadêmica que começou em 1983, Luiz Cláudio construiu uma trajetória sólida na UFV, onde atuou como professor do Departamento de Engenharia Agrícola e exerceu importantes cargos de gestão, como pró-reitor de Assuntos Comunitários, chefe de departamento e, posteriormente, reitor da instituição. É graduado em Matemática, mestre em Meteorologia Agrícola pela UFV e doutor em Agrometeorologia pela University of Reading, na Inglaterra.

Além de sua contribuição na academia, teve papel de destaque no Ministério da Educação, onde foi Secretário de Educação Superior, presidente do INEP, Secretário Executivo e chegou a assumir o cargo de Ministro Interino da pasta. Também representou o Brasil em organizações internacionais, sendo vice-presidente do Conselho do PISA (OCDE) e presidente do IREG – Observatory on Academic Ranking and Excellence.

Hoje, Luiz Cláudio é reitor do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), atua como palestrante em eventos nacionais e internacionais e integra conselhos estratégicos de instituições como o BNDES, a Times Higher Education e a King Abdulaziz University.

A presença do autor no SIMPAC 2025 foi mais do que apenas uma palestra ou o lançamento de livro, foi um momento marcante de troca de ideias, inspiração e valorização do pensamento crítico em tempos de transformação tecnológica. Uma verdadeira aula sobre como o conhecimento, aliado à ética, pode — e deve — guiar o futuro.

Por Ana Oliveira.