Estrutura

Estrutura - Univiçosa | Centro Universitário de Viçosa - Estrutura
Estrutura
Acessibilidade

As instalações da Univiçosa dispõem de rampas para facilitar a circulação de pessoas com limitações de movimentos, além de elevador e rampas de elevação.

Link do vídeo no YouTube

Pavilhões de aulas

No campus sede, o Bloco H dispõe de 22 salas de aula, cada uma com capacidade para aproximadamente 70 alunos. No Bloco M, uma das salas tem capacidade para 130 alunos - outras duas podem ser eventualmente utilizadas como salas de aula, porém normalmente elas abrigam eventos internos. No Bloco O, há 6 salas que comportam entre 50 e 70 alunos cada. E no Bloco C, existem 24 salas, igualmente capazes de receber entre 50 e 70 alunos.

Já a Fazenda Escola possui uma sala de aula para 65 alunos, vestiários com banheiros, sala e banheiro para professores, sala com armários para materiais dos alunos, almoxarifado, farmácia, laboratório de Biotécnicas da Reprodução, sala com 20 troncos para exames de palpação, curral, área para procedimentos clínicos e cirúrgicos, fábrica de ração, equideocultura com laboratório para reprodução animal, área dos Projetos Verdes, com horta mandala e galinheiro, estufa e área das PANCs (Plantas Alimentícias não Convencionais). Há também áreas de plantio de cana, milho e currais para pastejo rotacionado. Atualmente está sendo construída a sala de ordenha que em breve será inaugurada.

Centro de Convenções

O Centro de Convenções da Univiçosa foi inaugurado em 2016 e, desde então, foi palco de congressos, diversos seminários, formaturas, atividades culturais, festas, bailes, eventos externos, além de outras atividades.

A lotação máxima, incluindo mesas e cadeira para todos, é de 900 lugares. Já eventos como palestras, em que apenas cadeiras são enfileiradas, é possível receber 1.800 pessoas confortavelmente. Além do salão principal, o espaço conta com um mezanino amplo que possui acesso interno à cozinha industrial que oferece uma excelente estrutura, dispõe também de uma sala vip totalmente equipada, camarim e palco.

No projeto e construção do Centro de Convenções, além do conforto, a Instituição se preocupou com sustentabilidade e meio ambiente. Nesse sentido, climatizadores proporcionam temperatura agradável e economizam até 90% de energia elétrica em relação ao sistema de ar condicionado comum, reduzindo drasticamente a emissão de CO². Luminárias de led garantem 80% de economia de energia em relação às lâmpadas convencionais.

Além disso, ao lado do Centro de Convenções, a Univiçosa possui o Edifício Garagem, com 550 vagas para carros e 150 para motos. O edifício dispõe de sete pavimentos, banheiros, elevador, escadas; é monitorado por câmeras e conta com uma portaria, serviço de ronda e limpeza.

Laboratórios de Informática

O campus sede possui 5 Laboratórios de Informática, 2 com 55 computadores e 3 com 35, todos utilizados para aula e, quando livre, um dos laboratórios de 35 computadores é disponibilizado para pesquisas.

Auditórios

A Univiçosa conta com 6 auditórios (2 no Bloco H e 4 no Bloco C), com capacidade entre 60 e 90 pessoas em cada um.

Biblioteca

No campus sede, além de salas de estudo em grupos, com capacidade para 196 alunos, e sala de estudos individuais, para 55 pessoas, também compõe o espaço físico da Biblioteca uma sala multimídia.

A Biblioteca disponibiliza livros, teses, periódicos (jornais, revistas e publicações), enciclopédias, dicionários, atlas e materiais especiais relacionados aos projetos pedagógicos desenvolvidos em cada curso. O acervo está à disposição de toda a comunidade para consulta local e dos universitários para empréstimo domiciliar. Todas as instalações contam com acesso facilitado para pessoas com deficiência.

Uniclínica

Localizada no campus sede, no Bloco M, a Clínica presta serviços de Fisioterapia, Psicologia e Nutrição.

Fisioterapia

A Clínica de Fisioterapia é uma unidade de apoio ao ensino e às atividades de extensão do curso de Fisioterapia da Univiçosa. O espaço concentra atividades de observação, atendimento e prática supervisionada, realizadas em consultórios de avaliação nos setores de fototermoeletroterapia, tratamento individual, fisioterapia cardiorrespiratória e nos ginásios terapêuticos para crianças e adultos. A Clínica dispõe, ainda, de uma piscina terapêutica instalada no setor de hidroterapia, de uma ampla e confortável sala de espera e de espaços adaptados para pessoas com deficiência e uma sala para atividades de pilates.

Nutrição

A Clínica Integrada da Univiçosa, envolve o trabalho multidisciplinar. Além da sala de supervisão, onde os casos são estudados e a supervisão acontece, na Clínica estão instalados 3 consultórios para os atendimentos nutricionais, sendo 1 deles também usado como laboratório para aulas de Avaliação Antropométrica e Nutricional. Nesses espaços sempre são priorizados o conforto e bem estar do paciente, e dos alunos/estagiários, durante sua estadia na Clínica. Os equipamentos são regularmente calibrados, de boa qualidade e que atendem às necessidades do público de acordo com as exigências de cada fase de vida, num espaço amplo e confortável.

Clínica Veterinária Escola

O Hospital Veterinário possui uma moderna estrutura composta por 3 salas de cirurgias, sendo uma de grandes animais, 1 ambulatório com capacidade de internação para pequenos animais, 1 consultório clínico, uma sala de raios x e outra para ultrassom, 1 laboratório para exames de rotina e outro para exames histopatológicos e necropsia, além de uma ala composta de 3 salas para higienização, esterilização e armazenamento dos materiais utilizados.

FarmaUni, Drogaria e Farmácia de Manipulação

Além de dar suporte aos acadêmicos do curso de Farmácia durante estágios nos setores de drogaria e manipulação, a FarmaUni atende a população de Viçosa e região com medicamentos industrializados e perfumaria, disponibilizando, ainda, medicamentos e dermocosméticos da mais alta qualidade. A estrutura da FarmaUni conta com a sala de Aplicação de Injetáveis, sala do Farmacêutico, Laboratório de Manipulação bem equipado, além de vestiário próprio para a biossegurança do local e banheiros.

Fonte: https://www.univicosa.com.br/sobre/estrutura