História

História - Univiçosa | Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa - História
História
Antiga Indumel

Missão

Promover educação superior pautada no ensino de qualidade, proporcionando aos alunos valores, competências e habilidades profissionais, visando a formação de cidadãos comprometidos com a transformação social, política e econômica do Estado e da região.

Visão

Ser uma faculdade inovadora e reconhecida pela qualidade de seus serviços e pela excelência na formação profissional.

Valores

Estabelecer, manter e sustentar o compromisso com a qualidade do ensino superior, respeitando o meio ambiente, os valores humanos, a inovação e a ética.

História

Instalada em ampla área onde antes funcionava a Indumel, indústria de melaço em pó decisiva para o progresso regional, a UNIVIÇOSA (União de Ensino Superior de Viçosa) é a mantenedora da FAVIÇOSA (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa), instituição de direito privado com fins lucrativos credenciada em 2004 como FACISA (Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde) através da Portaria 2569 de 24.08.2004 publicada no Diário Oficial da União de 26.08.2004. A mudança do nome da mantida se deu como consequência natural da ampliação de cursos em outras áreas do conhecimento.

O início das atividades acadêmicas se deu em 2005 em sede própria localizada à Avenida Maria de Paula Santana, 3815, bairro Silvestre, em Viçosa (MG) com os cursos de bacharelado em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Nutrição. Em 2007, passaram a ser ofertados os cursos de bacharelado em Psicologia e superiores de tecnologia em Gestão Ambiental, Processos Gerenciais e Redes de Computadores. Em 2008, tiveram início os cursos superiores de tecnologia em Marketing e Sistemas para Internet, bem como os cursos de Pós-Graduação. No ano de 2011, foram implantados os cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química e, no ano seguinte, os cursos de Administração e Engenharia Civil.

Unidade 1 - Silvestre

Momento importante foi a aquisição da ESUV pela Univiçosa, que assumiu a condição de mantenedora através da Portaria 103, de 07.03.2013. A Escola de Estudos Superiores de Viçosa era mantida pela Sociedade Educacional Diogo Braga Filho (SEDIBRA), constituída em 25.05.1999. A ESUV iniciou suas atividades em sede própria, localizada à Rua Gerhardus Lambertus Voorpostel, 10, bairro Liberdade, em Viçosa (MG), tendo sido credenciada juntamente com a autorização de seu primeiro curso, Bacharelado em Direito, por intermédio da Portaria 2.152, de 01.10.2001.

Unidade 2 - Liberdade

Em seguida, foi oferecido o Curso de Ciências Contábeis, autorizado pela Portaria 500, de 10.02.2006.

Seu terceiro curso, Serviço Social, foi autorizado pela Portaria 980, de 24.11.2006. Em 02.07.2010, por meio da Portaria 823/2010, foi autorizado o Curso de Engenharia Civil.

Desde a aquisição, os cursos são oferecidos em duas Unidades: Administração, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia, Gestão Ambiental, Processos Gerenciais, Sistemas para Internet e Redes de Computadores na Unidade 1 (Avenida Maria de Paula Santana, 3815, Bairro Silvestre); e Ciências Contábeis, Direito e Serviço Social na Unidade 2 (Rua Gerhardus Lambertus Voorpostel, 10, Bairro Liberdade).

Juntas, Univiçosa e a antiga Esuv representam inegável fator de desenvolvimento dos bairros Silvestre, João Braz e Liberdade e das áreas vizinhas. Houve considerável aumento da circulação de dinheiro no mercado imobiliário, com novas construções para venda e principalmente aluguel, além da instalação de novos comércios e serviços. Trabalhadores informais também passaram a atuar na região com o objetivo tendo como clientela os estudantes das duas faculdades.

Estudo apresentado à Universidade Federal de Viçosa, em 2010, por Vinícius Sales Lopes, para obtenção do título de bacharel em Geografia, destaca que “O IPTU cobrado em 2010 cresceu significativamente para as três áreas em comparação com ano de 2002, sendo que o bairro João Braz apresentou o maior crescimento: 81,69%; Liberdade 69,42%; e no distrito de Silvestre: fora de 64,66%.”

Recentemente, a Univiçosa adquiriu área de terreno localizada no distrito de São José do Triunfo (Fundão), distante cerca de 9km da Unidade 1, onde funciona a Unidade 3 (Fazenda Escola). Aquela Unidade abriga parte das atividades do Curso de Medicina Veterinária. No futuro, outros cursos também utilizarão a estrutura. A FAVIÇOSA identifica os princípios da construção do saber, da flexibilidade curricular e da interdisciplinaridade como essenciais para a aquisição de aprendizagens significativas, contribuindo para a autonomia intelectual e profissional, conforme as Políticas Institucionais e de Gestão em todos os níveis do Projeto Institucional.

Unidade 3 - Triunfo

Esse processo de construção do saber ocorre por meio de um planejamento contínuo e participativo, incorporado às ações globais de maneira a articular e desenvolver ao máximo a qualificação técnica dos egressos e sua responsabilidade social, reafirmando os valores da Instituição, fundamentados no desenvolvimento de sua missão no campo do Ensino Superior, na produção, difusão e avanço das fronteiras do conhecimento, bem como na transformação positiva da realidade local, da região e do país.

Instituição socialmente responsável e comprometida com as comunidades nas quais está inserida, a Univiçosa cumpre importante papel na promoção da saúde e cidadania, através de ações coordenadas por seu Núcleo de Extensão.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as instituições de ensino superior devem atender a três premissas básicas: o ensino, a pesquisa e a extensão. Na Univiçosa, não é diferente. Além do ensino praticado diariamente na instituição, tem-se a pesquisa, realizada de diversas formas, e a extensão universitária, que envolve ações de divulgação de conhecimento científico, partindo da crença de que o conhecimento gerado nas instituições deve ser repassado de diversas formas à sociedade à qual ela pertence.

As ações de extensão da Univiçosa são ricas, variadas, continuadas e voltadas às comunidade de nosso entorno: Viçosa, seus bairros e cidades próximas, onde inclusive estão nossos alunos e muitos profissionais formados pela Instituição.

O reconhecimento da importância dessas ações de extensão vem das mais variadas formas, inclusive através do Selo Nacional de Responsabilidade Social, que vem sendo concedido à Univiçosa desde 2010 pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior.

Dentre as diversas iniciativas de cunho social, a Univiçosa promove as Feiras de Saúde e Cidadania pelo menos 5 vezes por ano; o projeto Univiçosa na Mídia, através do qual professores da Instituição levam informação e orientação ao grande público em artigos de jornal, no site institucional e em programas de rádio e televisão mantidos pela Faculdade; o projeto Conhecer, abrindo as portas da Instituição para concluintes do Ensino Médio interessados em pesquisa científica; o Iluminando seu Futuro, que leva à Univiçosa centenas de estudantes de nível médio para um dia de intensas atividades e oficinais de orientação vocacional; Médico Veterinário da Família, promovendo assistência gratuita e orientação sobre posse responsável de animais de estimação entre moradores dos bairros João Brás e Silvestre; UniNasf, Núcleo de Apoio à Estratégia Saúde da Família, em parceria com o PSF de Silvestre, envolvendo diversos cursos da Univiçosa e beneficiando a terceira idade; Projeto Trem de Ferro, que leva assistência social e jurídica gratuita às pessoas carentes, com um trabalho ligado diretamente às associações de moradores de bairro. Os trabalhos do Projeto são integrados com o Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (SEAJUG), pertencente ao Núcleo de Prática Jurídica da Univiçosa; Projeto ECA na Escola, realizando ações voltadas para a divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente nas Escolas Publicas de Viçosa e para a promoção desses direitos; Univiçosa Acolhe, em execução desde 2008, que promove iniciativas voltada para a cidadania dos idosos carentes de amparo social ou jurídico; CEJUS, projeto de mediação e conciliação vinculado realizado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, resultado da cooperação mútua entre a Univiçosa e o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Por fim, um dos programas de inclusão educacional mais significativos da Univiçosa, o Vestibular Social é dedicado a democratizar o acesso de estudantes economicamente carentes de Viçosa e região ao ensino superior através da concessão de bolsas de estudo de até 80%.

Fonte: https://www.univicosa.com.br/sobre/historia