Univiçosa | Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa
NAP - Núcleo de Apoio Pedagógico

As ações do UniNEA (Núcleo de Educação Ambiental da Univiçosa) estão voltadas para formação de cidadãos responsáveis e conscientes, dotados de percepção ampliada sobre os ambientes nos quais estão inseridos, possibilitando a transformação ativa da realidade e das condições da qualidade de vida, por meio da conscientização advinda da prática social reflexiva.

O UniNEA acredita que a conscientização é obtida com a capacidade crítica permanente de reflexão, diálogo e apropriação de diversos conhecimentos, pois esse processo torna-se fundamental para se formar sociedades sustentáveis, ou seja, orientadas para enfrentar os desafios da contemporaneidade, garantindo qualidade de vida para esta e para as futuras gerações.

O objetivo maior da Educação Ambiental, dentro da Univiçosa, é transformar e aprimorar a relação entre as pessoas e dessas com o ambiente. Assim, o UniNEA busca construir novas formas e possibilidades de relações sociais e de estilos de vida, baseadas em valores éticos e humanitários, através de relações mais justas entre os seres humanos e entre esses com os demais seres vivos. Educar significa, em primeiro lugar, se autotransformar, pois a Educação Ambiental precisa ser transformadora, educativa, cultural, informativa, política, formativa e, acima de tudo, emancipatória.

Para que as mudanças aconteçam e os objetivos sejam alcançados, é necessário que a educação ambiental tenha a participação efetiva de toda a comunidade acadêmica. Diante disso, o Núcleo de Educação Ambiental da Univiçosa acredita que somente com a conscientização e sensibilização para ações ambientais essa realidade poderá mudar.

O UniNEA busca desenvolver, dentro da Univiçosa, programas e projetos que tragam ações ambientais eficazes, para a construção de uma realidade mais condizente com sua noção de equilíbrio e sobrevivência. Dentre essas ações, destaca-se o Ciclo de Palestras que oferece a toda a comunidade acadêmica, pelo menos uma palestra por mês sobre temas ambientais atuais, como também sobre as consequências para a saúde do homem, advindas de mudanças ambientais, com a disseminação e retorno de doenças como cólera, malária urbana, tuberculose, dengue, Chikungunya (chicungunha), Zica Vírus, ebola e a manifestação de novas doenças como o hantavírus e outros. Desde 2014, o UniNEA desenvolve campanhas sobre o uso consciente da água e de energia, projetos para a separação dos diversos tipos de resíduos, como papel, plástico, alumínio, vidro, laboratorial, hospitalar e orgânico, promovendo a reciclagem, o reuso ou o descarte correto.

Atendimento

Fonte: https://www.univicosa.com.br/nossos_nucleos/uninea