Professora e ex-aluno do curso de Psicologia da Univiçosa publicam artigo em revista científica internacional

Estudo investiga como jogos sérios podem melhorar a percepção gustativa de idosos e impactar positivamente a qualidade de vida na terceira idade.

Publicado em 08 de outubro de 2025

A professora Juliana Ladeira Duarte e o ex-aluno Vinícius Rodrigues, ambos do curso de Psicologia da Univiçosa, acabam de publicar um artigo científico na Revista Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento. O estudo, que é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Vinícius, analisou os efeitos dos jogos sérios na melhora da percepção gustativa em idosos.

O artigo, intitulado "Jogos sérios podem melhorar limiares gustativos em idosos? Um estudo piloto", apresenta resultados inovadores ao mostrar que atividades cognitivas lúdicas, como os jogos de tabuleiro Dobble® e Cortex® Challenge, podem aumentar a acurácia sensorial em pessoas acima de 60 anos, especialmente em relação ao gosto doce, ácido e amargo.

A pesquisa envolveu idosos participantes de um centro de bem-estar e contou com metodologia sensorial rigorosa. Os resultados mostraram melhora significativa na capacidade de detecção de certos sabores após a intervenção com jogos, sugerindo que tais ferramentas podem ser estratégicas na promoção de saúde e bem-estar na terceira idade.

“O estudo reforça o potencial dos jogos sérios como recursos terapêuticos acessíveis e eficazes na estimulação cognitiva e sensorial de idosos, com impactos diretos na qualidade de vida e na tomada de decisões alimentares mais saudáveis”, destaca Vinícius.