Professor da Univiçosa defende tese de doutorado

Publicado em 13 de abril de 2016

Eustaquio Paiva (de blusa vermelha) ao lado da Gestora Silvia Helena (de blusa azul), com a equipe de profissionais da Clínica de Fisioterapia

O Professor Eustaquio Luiz Paiva de Oliveira, do curso de Fisioterapia da Univiçosa, defendeu a tese de doutorado “Estudo da participação do receptor toll-like 4 no reparo do tecido muscular”, no Centro de Ciências Médicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense: Programa de Pós-Graduação em Neurologia/Neurociências. Foi na quarta-feira dia 6.

Para comemorar a conquista, a gestora do curso, Professora Silvia Helena de Morais, demais professores e alunos do curso realizaram um café coletivo nesta quarta-feira (12). Eustaquio Paiva é professor de Anatomofisiologia II e Neuroanatomofisiologia I nos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia. Tem experiência na área de Fisioterapia e em Imunologia aplicada atuando principalmente em neurociências, miopatias inflamatórias, regeneração muscular e laserterapia de baixa intensidade.

“Estudar os processos básicos de reparo do tecido muscular esquelético permite compreender uma série de eventos e fatores que possibilita direcionar nossa estratégia de tratamento e consequentemente antecipar o retorno dos pacientes acometidos por afecções musculares às suas atividades de vida diária, contribuindo de maneira significativa na qualidade de vida”, comenta o professor, que agradeceu a Univiçosa — em especial a Professora Silvia Helena, gestora do curso de Fisioterapia, pela confiança e compreensão. “Tenho orgulho e enorme prazer em fazer parte da equipe-família da Fisioterapia na Univiçosa. Manifesto também imensa gratidão a meus colegas professores, alunos e funcionários da instituição”.

Para a gestora Silvia Helena “é uma satisfação que vem ao encontro da política institucional de estímulo e apoio à capacitação e formação profissional do nosso corpo docente”.

O curso de Bacharelado em Fisioterapia da Univiçosa é reconhecido e aprovado pelo Ministério da Educação. Possui duração mínima de 5 anos e prepara o acadêmico para a realidade do mercado de trabalho regional e brasileira, capacitando-o a atuar em equipes multidisciplinares ou como profissional liberal. O Fisioterapeuta é o profissional mais bem preparado para avaliar, diagnosticar, prevenir e conduzir uma terapêutica eficiente em qualquer distúrbio do movimento humano.

Na Univiçosa o curso tem aulas práticas, visitas técnicas, práticas clínicas, projetos de pesquisa e extensão, produção científica e simpósios acadêmicos que complementassem todo o conteúdo ministrado nas aulas teóricas. Foi o primeiro curso do Brasil a incorporar em sua graduação conteúdos de terapia manual, até então vistos somente em cursos de extensão e pós-graduação.