Alunos da Medicina Veterinária assistem a palestra sobre produção de leite

Publicado em 14 de maio de 2007
(*) Marihá Garcia

Na quinta-feira (10), Os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Faculdade assistiram à palestra “Fatores que afetam a Produção e a Composição do Leite”, ministrada pela professora Luciana Navajas Renno. Cerca de 120 alunos do primeiro, terceiro e quinto períodos compareceram aos auditórios um e dois da Instituição para participar de mais uma das atividades que fazem parte do ciclo de palestras oferecido pela coordenação do curso.

Doutora em “Produção e Nutrição de Ruminantes” pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e professora da Faculdade, Luciana Navajas apresentou os diferentes aspectos que podem influenciar na composição e na produção do leite de vaca. Na criação da vaca leiteira, é necessário que a nutrição, o manejo, e o ambiente externo sejam manipulados sobre o animal para expressar seu máximo material genético produtivo. “Muitos são os fatores que interferem na produção do leite e eles devem ser avaliados em conjunto, pois um tem influência direta sobre o outro e sobre o produto final”, ressalta Luciana.

A palestra despertou muito interesse nos futuros médicos veterinários, que tiraram suas dúvidas ao final da exposição. Foi a terceira atividade extracurricular de 2007 no projeto desenvolvido pela coordenadora Alessandra Sayeguy. Em 2006, os alunos participaram de oito atividades, entre palestras e mini-cursos. “O objetivo do ciclo de palestras é trazer para os alunos assuntos práticos vivenciados pelos profissionais”, explica Alessandra. Os eventos são gratuitos, abertos a todos os alunos de Medicina Veterinária e também de outros cursos da Faculdade. As temáticas das atividades são propostas pelos próprios estudantes.

Os acadêmicos recebem certificado de freqüência de atividade complementar pela participação no projeto. Alessandra Sayeguy assegura ser importante que os acadêmicos – mesmo os do primeiro período, tenham contato com as diferentes áreas da Medicina Veterinária para esclarecer dúvidas e se identificarem na profissão. Já Luciana Navajas afirma que atividades como essa também são importantes para o profissional – que tem a oportunidade de conhecer novos alunos.

Para André Luiz Alves Fernandes, aluno do quinto período, eventos assim permitem aos estudantes aumentar o conhecimento sobre temas que não são discutidos em sala de aula. “É importante a realização de palestras como essa, porque acabamos conhecendo melhor a Medicina Veterinária, suas propostas e seu campo de atuação”, enfatiza. A mesma opinião é compartilhada por Renan Gonzaga Mendes (terceiro período), que só tem elogios ao ciclo de palestras. Para ele, as atividades permitem aos acadêmicos adquirir melhor aprendizado e experiência. Renan e André já tiveram um contato anterior em sala de aula com Luciana Navajas e esperam que as próximas atividades tenham tanta qualidade quanto as anteriores.

Outros dois eventos do gênero já ocorreram neste ano. Em fevereiro, foi oferecido o mini-curso “Perícia Judicial Veterinária”, ministrado pela doutora Cilene Muniz Braga, perita judicial do Espírito Santo. Em março, o mestrando Igor Frederico Canisso ministrou palestra sobre a “Manutenção da Eficiência Reprodutiva em Gado de Corte”.

Ainda neste primeiro semestre estão previstas mais três atividades. Nos dias 01 e 02 de junho, será oferecido o primeiro módulo do mini-curso “Comportamento e Adestramento de Cães”, com o médico veterinário e adestrador Andrês Sales Coelho. As palestras “Ética e Felicidade em Sócrates” e “Noções Básicas em Acupuntura”, serão apresentadas nos dias 04 e 05 de junho, respectivamente.


(*) Estagiária, Comunicação