Atividade Complementar

Atividade Complementar - Univiçosa | Centro Universitário de Viçosa - Atividade Complementar
Atividade Complementar

Repositório de Arquivos de Atividades Complementares

As atividades complementares têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional. O que caracteriza este conjunto de atividades é a flexibilidade de carga horária semanal, com controle do tempo total de dedicação do estudante durante o semestre ou ano letivo, de acordo com o Parecer do CNE/CES nº 492/2001. Conforme o regulamento de atividade complementar, são atividades que podem ser aproveitadas:

Atividade Carga Horária
Eventos acadêmico-científicos e seus minicursos 100 horas
Projetos de extensão 80 horas
Visitas técnicas extracurriculares 80 horas
Iniciação Científica 80 horas
Monitoria em disciplina 80 horas
Publicação de trabalhos acadêmico-científicos 60 horas
Cursos de Extensão e Cursos Livres 60 horas
Estágio não obrigatório 60 horas
Vivência profissional complementar 60 horas
Defesa de monografias, dissertações ou teses assistidas 80 horas
Disciplinas extracurriculares 40 horas
Representação acadêmica 30 horas
Atividades culturais e artísticas 30 horas
Outras atividades a critério do colegiado de curso 30 horas

Essas Atividades Complementares devem ser feitas por todos os alunos dos cursos de graduação. Para melhor aproveitamento, as atividades complementares devem ser feitas ao longo do curso, já que o Regulamento de Atividade Complementar impõe restrições de aproveitamento máximo por semestre e por modalidade de atividade, como é exigido pelo Projeto Pedagógico para concluir a formação superior.

O aluno deverá guardar todos os comprovantes, certificados ou declarações originais das atividades feitas. Para serem aproveitadas, as atividades devem possuir temática relacionada à área de formação do curso.

Apenas no penúltimo semestre do curso, quando for matriculado na disciplina "Atividades Complementares", o aluno poderá requerer o aproveitamento das atividades feitas. O Requerimento de Aproveitamento de Atividades Complementares, em modelo próprio, deverá ser protocolizado junto à Gestão do curso com as cópias dos documentos e certificados que comprovem a realização das atividades. Esses documentos devem ser entregues ao professor responsável pela disciplina para serem analisados.

Como o cumprimento carga horária de atividades exigida em cada matriz curricular é indispensável à colação de grau, o aluno deve evitar acúmulos de ultima hora para não ocorrerem problemas na finalização do curso. Por isso, é importante que sejam feitas em todos os semestres.

Fonte: https://www.univicosa.com.br/alunos/espaco_do_aluno/atividade_complementar_aluno