História

Quer saber como e quando tudo começou? Sobre o quanto já crescemos e evoluímos? E sobre as pessoas por trás da Instituição? Assista ao minidocumentário sobre a Nossa História:

Missão

Promover educação superior pautada no ensino de qualidade, proporcionando aos alunos valores e competências profissionais, necessárias à formação de cidadãos comprometidos com a transformação social, política e econômica do Estado e da região.

Visão

Ser uma Instituição de Ensino Superior inovadora e reconhecida pela qualidade de seus serviços e pela excelência na formação profissional.

Valores

Estabelecer, manter e sustentar o compromisso com a qualidade do ensino superior, respeitando o meio ambiente, os valores humanos, a inovação e a ética.

História

Antiga Indumel

Instalada em ampla área onde antes funcionava a Indumel, indústria de melaço em pó decisiva para o progresso regional, a UNIVIÇOSA é a mantenedora do Centro Universitário de Viçosa - UNIVIÇOSA, Instituição de direito privado com fins lucrativos credenciada em 2004 como FACISA (Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde) através da Portaria 2569 de 24.08.2004, publicada no Diário Oficial da União de 26.08.2004.

O início das atividades acadêmicas se deu em 2005 em sede própria localizada à Avenida Maria de Paula Santana, 3815, bairro Silvestre, em Viçosa (MG) com os cursos de bacharelado em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Nutrição. Em 2007, passaram a ser ofertados os cursos de bacharelado em Psicologia e superiores de tecnologia em Gestão Ambiental, Processos Gerenciais e Redes de Computadores. Em 2008, tiveram início os cursos superiores de tecnologia em Marketing e Sistemas para Internet, bem como os cursos de Pós-Graduação. No ano de 2011, foram implantados os cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química e, no ano seguinte, os cursos de Administração e Engenharia Civil.

Campus sede - Unidade 1 - Silvestre

Um momento importante foi a aquisição da ESUV pela Univiçosa, que assumiu a condição de mantenedora através da Portaria 103, de 07.03.2013. A Escola de Estudos Superiores de Viçosa era mantida pela Sociedade Educacional Diogo Braga Filho (SEDIBRA), constituída em 25.05.1999. A ESUV iniciou suas atividades em sede própria, localizada à Rua Gerhardus Lambertus Voorpostel, 10, Bairro Liberdade, em Viçosa (MG), tendo sido credenciada juntamente com a autorização de seu primeiro curso, Bacharelado em Direito, por intermédio da Portaria 2.152, de 01.10.2001.

Desde a aquisição, os cursos oferecidos na antiga ESUV foram incorporados à Univiçosa. Atualmente, oferecemos Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Desenvolvimento de Software (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

No ano de 2017, através da Portaria 194, de 28.03.2017, a Escola de Estudos Superiores de Viçosa - ESUV, foi unificada por completo à UNIVIÇOSA, com isso, ambas Instituições de Ensino Superior passaram a ser uma só. No mesmo ano, a UNIVIÇOSA teve o seu recredenciamento junto ao MEC, por meio da Portaria 922, de 01.08.2017.

A implantação da Univiçosa e da instituição adquirida por esta representa inegável fator de desenvolvimento dos Bairros Silvestre, João Braz, Liberdade e áreas vizinhas. Houve considerável aumento da circulação de dinheiro no mercado imobiliário, com novas construções para venda e principalmente aluguel, além da instalação de novos comércios e serviços. Trabalhadores informais também passaram a atuar na região com o objetivo de ter como clientela os estudantes das duas faculdades.

Um estudo apresentado à Universidade Federal de Viçosa, em 2010, por Vinícius Sales Lopes, para obtenção do título de bacharel em Geografia, destaca que “O IPTU cobrado em 2010 cresceu significativamente para as três áreas em comparação com ano de 2002, sendo que o bairro João Braz apresentou o maior crescimento: 81,69%; Liberdade 69,42%; e no distrito de Silvestre: fora de 64,66%”.

A UNIVIÇOSA também adquiriu a área de terreno localizada no distrito de São José do Triunfo (Fundão), distante cerca de 9km da Unidade 1, onde funciona a Unidade 3 (Fazenda Escola). Aquela Unidade é palco de aulas experimentais e de projetos de extensão para benefício da sociedade do entorno e região.

Fazenda Escola - Unidade 3 - Triunfo

A Univiçosa desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão interdisciplinares na Fazenda Escola, proporcionando aos estudantes a vivência e a prática no ambiente do campo. Em 184.700m², a Fazenda Escola da Univiçosa possui estrutura que atende aos cursos das áreas de Exatas, Humanas e Saúde.

Monumento - Centro Universitário

No ano de 2020, a Univiçosa foi credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) como Centro Universitário de Viçosa. O credenciamento, publicado no Diário Oficial da União, por meio da Portaria 107, reconhece a qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na Instituição. O Centro Universitário é uma espécie de chancela certificada pelo MEC reconhecendo a Instituição como um Centro de Excelência no Ensino Superior.

A Univiçosa identifica os princípios da construção do saber, da flexibilidade curricular e da interdisciplinaridade como essenciais para a aquisição de aprendizagens significativas, contribuindo para a autonomia intelectual e profissional, conforme as Políticas Institucionais e de Gestão em todos os níveis do Projeto Institucional.

Esse processo de construção do saber ocorre por meio de um planejamento contínuo e participativo, incorporado às ações globais de maneira a articular e desenvolver ao máximo a qualificação técnica dos egressos e sua responsabilidade social, reafirmando os valores da Instituição, fundamentados no desenvolvimento de sua missão no campo do Ensino Superior, na produção, difusão e avanço das fronteiras do conhecimento, bem como na transformação positiva da realidade local, da região e do país.

Fachada - Bloco E

Instituição socialmente responsável e comprometida com as comunidades nas quais está inserida, a Univiçosa cumpre importante papel na promoção da saúde e cidadania, através de ações coordenadas por seu Núcleo de Extensão.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as instituições de ensino superior devem atender a três premissas básicas: o ensino, a pesquisa e a extensão. Na Univiçosa, não é diferente. Além do ensino praticado diariamente na Instituição, tem-se a pesquisa, realizada de diversas formas, e a extensão universitária, que envolve ações de divulgação de conhecimento científico, partindo da crença de que o conhecimento gerado nas instituições deve ser repassado de diversas formas à sociedade à qual ela pertence.

As ações de extensão da Univiçosa são ricas, variadas, continuadas e voltadas às comunidades de nosso entorno: Viçosa, seus bairros e cidades próximas, onde inclusive estão nossos alunos e muitos profissionais formados pela Instituição.

Alunos - Univiçosa

O reconhecimento da importância dessas ações de extensão vem das mais variadas formas, inclusive através do Selo Nacional de Responsabilidade Social, que vem sendo concedido à Univiçosa desde 2010 pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior.

Dentre as diversas iniciativas de cunho social, a Univiçosa promove as Feiras de Saúde e Cidadania pelo menos 5 vezes por ano; o projeto Univiçosa na Mídia, através do qual professores da Instituição levam informação e orientação ao grande público em artigos de jornal, no site institucional e em programas de rádio e televisão mantidos pela Univiçosa; o Iluminando seu Futuro, que leva à Univiçosa centenas de estudantes de nível médio para um dia de intensas atividades e oficinas de orientação vocacional; Médico Veterinário da Família, promovendo assistência gratuita e orientação sobre posse responsável de animais de estimação entre moradores dos bairros João Brás e Silvestre; UniNasf, Núcleo de Apoio à Estratégia Saúde da Família, em parceria com o PSF de Silvestre, envolvendo diversos cursos da Univiçosa e beneficiando a terceira idade; Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (SEAJUG), pertencente ao Núcleo de Prática Jurídica da Univiçosa; Projeto ECA na Escola, realizando ações voltadas para a divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente nas Escolas Públicas de Viçosa e para a promoção desses direitos; Univiçosa Acolhe, em execução desde 2008, que promove iniciativas voltada para a cidadania dos idosos carentes de amparo social ou jurídico; CEJUSC, projeto de mediação e conciliação realizado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, resultado da cooperação mútua entre a Univiçosa e o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.

Por fim, um dos programas de inclusão educacional mais significativos da Univiçosa, o Vestibular Social, é dedicado a democratizar o acesso de estudantes economicamente carentes de Viçosa e região ao ensino superior através da concessão de bolsas de estudo de até 80%.