Veja o que foi destaque na Semana Acadêmica da Engenharia de Computação da Univiçosa! 

Veja o que foi destaque na Semana Acadêmica da Engenharia de Computação da Univiçosa! 

Evento foi um sucesso e contou com a participação de diversos profissionais da área. 

Publicado em 15 de outubro de 2021

Confira tudo o que rolou na Semana Acadêmica da Engenharia de Computação!

A Semana Acadêmica do Curso de Engenharia de Computação da UNIVIÇOSA ocorreu entre os dias 04 a 08 de outubro e contou com a participação de toda a comunidade acadêmica do curso! Alunos e professores participaram desde o planejamento a execução, além da participação especial de vários convidados.

Focando em temas relevantes, selecionados de acordo com demandas reais de pesquisa, desenvolvimento, inovação e mercado, a semana acadêmica pôde discutir tais temas e integrar alunos, professores e profissionais da área. Desafios e caminhos foram destacados, confira abaixo um resumo especial de tudo o que rolou neste evento super especial

No dia 04 de outubro, primeiro dia da semana acadêmica, o profissional Wekley Souza, Desenvolvedor de Sistemas para Internet, graduado em Viçosa e há 15 anos trabalhando nos EUA, contou sua trajetória de analista/programador, estudante, prestador de serviços e professor que permitiu se conectar com muitas pessoas e migrar para trabalhar fora do país.

(Infográfico especial mostrando o que foi destaque nos 5 dias de evento)

Munir Ferreira, da empresa Seduca, e Leandro Rodrigues Dias, da empresa Akintec, empreendedores com empresas residentes no Parque Tecnológico de Viçosa, tecnoPARQ - CENTEV, falaram sobre a experiência de ter o próprio negócio, os desafios diários, como desenvolveram competências e habilidades com seus erros e acertos e colocaram a importância de projetar soluções para demandas reais.

Pablo Martins Soares e Bruno Marins, da empresa Hidrocontrol, apresentaram a empresa, os produtos e serviços que ela entrega. Com foco em telemetria das águas, a Hidrocontrol desenvolve e comercializa seus produtos e serviços como muita tecnologia e profissionalismo para facilitar o monitoramento e gestão hídrica, específicos do setor.

Com uma comunicação via satélite, a solução integra a captação, tratamento e uso de dados para gerar informação em diferentes níveis, apoiando o processo de tomada de decisão e desenvolvimento dos negócios como plantações, usinas, enfim, empreendimentos que utilizam a água dos cursos hídricos. 

Na quinta-feira, as equipes de robótica da UFJF, Universidade Federal de Juiz de Fora, e da UFV, Universidade Federal de Viçosa, Rinobot Team e BDP, compartilharam a experiência em competições de robótica nacionais e internacionais. Mostraram como o conhecimento e técnicas são aplicados no projeto de desenvolvimento dos robôs para as competições e como podem ser extrapolados para projetos do mundo real, gerando um diferencial na formação do engenheiro. Além do conhecimento, habilidades e competências de liderança, criatividade, negociação, comprometimento, gestão de equipes, captação de recursos entre outras são exercitadas e preparam o futuro engenheiro para os desafios da profissão.

Na sexta-feira, 08, último dia de evento, Eric Barroca, Engenheiro de Computação, com mestrado no INPE e líder de equipe de desenvolvimento no Itaú para a América Latina, encerrou com chave de ouro nossas conversas, trazendo questões relacionadas à sua formação, estudar e trabalhar ao mesmo tempo,além da importância do network com professores, colegas, empresários, desafiar-se e sair da zona de conforto a fim de desenvolver atividades em áreas menos atrativas do ponto de vista pessoal e construir uma visão mais ampla para depois convergir para seus interesses e ao mesmo tempo estar antenado com as novidades e aprendendo sempre.

Duas oficinas, uma do framework Laravel e outra de Octave, conduzidas pelos professores Vinícius Duarte e Vinícius Martins, também fizeram parte das atividades. Estas oficinas foram escolhidas devido à demanda das empresas e possibilidades de aplicações nas mais diversas áreas. Outras oficinas para avançar nos temas estão no radar, fiquem ligados.

O objetivo foi conectar professores e alunos às tecnologias, inovação, experiência, percepções para compartilhar, permitir insights, e visualizar possibilidades que a graduação em Engenharia de Computação proporciona. Um mundo de opções que o conhecimento, a participação em eventos como este, a forma de ver os problemas como potenciais desafios, o desenvolvimento de equipes fortes e engajadas, preparam para contribuir na solução dos complexos problemas do nosso tempo, do nosso mundo. 


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/veja-o-que-foi-destaque-na-semana-academica-da-engenharia-de-computacao-da-univicosa