Univiçosa recebe Conselho Federal de Farmácia

Univiçosa recebe Conselho Federal de Farmácia

O evento gratuito foi aberto ao público, e recebeu alunos e profissionais já atuantes na área.

Publicado em 12 de abril de 2019

Mateus Mendonça, Adriana Patarroyo, José Geraldo Brustolini, Zilamar Camargo e Gerson Pianetti.

Na última sexta-feira (5), a Univiçosa recebeu o Conselho Federal de Farmácia. Com o tema “Transformação Farmacêutica: profissionais no caminho de resultados”, o evento reuniu além de membros do Conselho, alunos e farmacêuticos muito entusiasmados com a oportunidade proporcionada pela visita do Órgão Federal.

Para compor a mesa, foram convidados o Diretor Administrativo-Financeiro, Mateus Mendonça Vieira, a Coordenadora da Comissão de Educação do CFF, Professora Zilamar Camargo Costa, o Conselheiro Federal do CFF pelo estado de Minas Gerais, Professor Gerson Antônio Pianetti, o Conselheiro Regional do CRFMG, José Geraldo Brustolini e a Gestora do curso de Farmácia, Professora Adriana Patarroyo.

O evento faz parte do ciclo de visitas a serem realizadas no estado de Minas Gerais, onde diversas faculdades foram contempladas. O tema deste ano, Transformação Farmacêutica, tem como finalidade reforçar a nova realidade da formação do profissional e salientar as mudanças das diretrizes dos cursos de Farmácia do país.

Em sua fala, o Conselheiro Federal, Gerson Pianeti falou um pouco sobre a atuação dos farmacêuticos, além de destacar como a profissão veio se transformando ao longo dos anos. Sobre a importância de o Conselho visitar a Univiçosa pela primeira vez e os alunos terem esse contato, ele destaca: “eu entendo que nenhuma profissão pode sobreviver sem um conselho forte, que o represente. Tanto o Conselho Regional, quanto o Federal, são os órgãos que lutam sempre pela categoria. Eles são a voz, ganham espaço e também o dividem. O Conselho não pode ser visto como apenas uma instituição que recebe anuidade: ele tem que estar presente, os futuros profissionais precisam saber como esses órgãos atuam e porque o fazem”.

Antes de abrir ao público, os conselheiros se reuniram com os representantes do Núcleo Docente Estruturante do curso de Farmácia da Univiçosa para discutir e sanar dúvidas a respeito das mudanças na grade que estão sendo implementadas. Receber o Conselho foi uma oportunidade ímpar em discutir quaisquer questões relacionadas a nova matriz curricular.

A Gestora do curso de Farmácia, Adriana Patarroyo destacou em sua fala: “A oportunidade de receber pela primeira vez o CFF e trazer um evento tão importante para a Univiçosa, melhora cada vez mais a qualidade do ensino que nos propomos a fazer. Essa aproximação dos Conselhos com as instituições de ensino, ajuda no processo de formação do profissional ético. Sejam para os estudantes do início ou final da graduação, é de extrema importância que já tenham contato com os órgãos que os representam, para compreender qual é realmente o papel do Conselho na vida de cada um”.

Até o final de 2019, a nova matriz curricular será implementada no curso de Farmácia da Univiçosa, ação essa que vem sendo trabalhada com muita dedicação e excelência por parte de todos os agentes envolvidos há quase 2 anos.


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/univicosa-recebe-conselho-federal-de-farmacia