Univiçosa realiza Feira de Responsabilidade Social ABMES

Univiçosa realiza Feira de Responsabilidade Social ABMES

As ações são requisitos que habilitam a Faculdade a receber o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, conferido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Publicado em 23 de setembro de 2019

A manhã do último sábado (21) foi marcada por muita alegria, trocas de experiências e zelo para com tanta gente querida, enchendo a Instituição de cores do começo ao fim. A Feira de Responsabilidade Social ABMES 2019, promovida pela Univiçosa, foi um sucesso!

Confira as fotos!

Com o propósito de estabelecer uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade, por meio de ações realizadas pelos cursos de graduação da Univiçosa, nas áreas de Educação; Saúde; Cultura; Meio ambiente; a Feira de Responsabilidade Social ABMES movimentou o bairro Silvestre e as comunidades do entorno.

Além de minicursos e estandes equipados com toda a estrutura dos cursos de ensino superior oferecidos pela Univiçosa, a criançada teve um espaço com inúmeras brincadeiras, pipoca e algodão doce. Nossos parceiros,que ao longo de tanto tempo vêm firmando junto a nós uma importante aliança, o nosso muito obrigado pela presença que completou ainda mais essa grande equipe.

De acordo com o Diretor Geral da Univiçosa, professor Evaldo Zeferino Rodrigues: “Nós da Univiçosa sempre nos pautamos na tríade educacional formada por Ensino, Pesquisa e Extensão. Hoje, estamos fazendo Extensão da maneira que precisa ser feita: pensada para o povo e sendo feita para o povo. É uma satisfação sem igual”.

Foram preparados diversos serviços pensados especialmente para atender a todas as idades. Os cursos de graduação estiveram presentes nos estandes, representados por gestores, professores e alunos, oferecendo à comunidade, serviços de excelência de forma totalmente gratuita.

A Extensão sendo feita!

A tenda do curso de Arquitetura ficou lado a lado com a da Engenharia de Computação. Um espaço multidisciplinar coordenado pela gestora de Arquitetura Patrícia Monnerat e o professor Hermes Nunes, onde foram apresentados diversos trabalhos que uniam designer arquitetônico com a automação. Mais uma parceria entre os cursos foi impressora 3D e sua utilização acadêmica.

Quem estava em busca de orientações financeiras, bastava dar uma passadinha no estande de Ciências Contábeis, sob a supervisão da gestora Maria Del Pilar, onde os alunos aplicaram testes do consumidor, a fim de traçar o perfil de compra de cada um. Já o curso de Administração, orientado pela gestora Daiane de Freitas, ofereceu suporte em relação à educação financeira: como organizar os gastos, algumas formas acessíveis de orçamento familiar e as novas tendências administrativas do mercado.

    

Orientados pela professora Tereza Brandi, os alunos de Psicologia conversaram com a população a respeito do papel e da importância do profissional da psicologia na manutenção de uma sociedade mais saudável. Já o espaço destinado à Engenharia Civil virou um verdadeiro atelier! Os alunos, supervisionados pela professora Márcia Lopes, ensinaram sobre a produção de tintas naturais, utilizando diferentes amostras de solo e cola.

Os cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental, sob a orientação da professora Fernanda Carvalho, realizaram atividades lúdicas para as crianças, como ‘afunda ou não afunda’ e o já tradicional limpa vidros produzidos pelos alunos, que também são distribuídos a toda população.

      

   

Os alunos do curso de Farmácia, acompanhados pela Professora Emília Torres, ofereceram serviços farmacológicos em geral: aferiram a pressão arterial e mediram a taxa de glicemia. Pensando também na qualidade de vida dos animais, os alunos do curso de Medicina Veterinária, de acordo com a orientação da Professora Ludmila Fernandes, alertaram a respeito da adoção responsável, desde gastos a cuidados mais básicos que os animais precisam receber de seus proprietários. Além de atividades lúdicas com crianças, que fizeram os pequenos arrancarem sorrisos de quem por ali passava.

A Enfermagem também esteve presente, juntamente com a Professora Elenice Dias, orientando quem passava pelas tendas, aferindo pressão arterial e glicemia. Para os atendimentos fisioterápicos, os alunos do curso de Fisioterapia contaram com a orientação da preceptora de estágio, Natália Lima. A abordagem dos alunos esteve voltada para as questões da postura e bem-estar da população. o curso de Nutrição também desenvolveu atividades de colorir com as crianças, além de atendimentos nutricionais básicos e de ótima qualidade.

    

Para que todo mundo pudesse colocar a mão na massa, foram também oferecidos à população cerca de 10 cursos práticos gratuitos com emissão de certificados. Confira a lista:

·         Hora do chá – mitos e verdades sobre o uso de plantas medicinais;

·         Primeiros socorros em acidentes domésticos;

·         O papel/função do psicólogo na sociedade;

·         Desenvolvimento de aplicativos com appInventor;

·         Produção de tintas naturais;

·         Cuidados com filhotes de cães e gatos;

·         Como fazer manteiga, queijo e iogurte;

·         Faça você mesmo: reaproveitamento de água de chuva e compostagem;

·         Gestão e formalização para microempreendedores individuais;

·         Aplicação de composteira doméstica no dia a dia;

·         A influência dos hábitos posturais na qualidade de vida.

Para encerrar com chave de ouro o Diretor Acadêmico da Univiçosa, professor Per Christian Braathen, realizou o seu tão aclamado "Show de Química", onde divesas reações envolvendo ácido-base foram realizadas para tantos olhares curiosos que encheram o estande. Em suas palavras, professor Per: "Química não é nenhuma mágica, nenhuma bruxaria. São cientistas fazendo ciência".

    

A Univiçosa, Instituição regida e consolidada a partir dos pilares da educação - Ensino, Pesquisa e Extensão –, se orgulha em poder retribuir a toda comunidade tudo aquilo que nos é e ainda será doado. Afinal, os 15 anos de História da Faculdade estão sendo construídos junto a cada um de vocês!


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/univicosa-realiza-feira-de-responsabilidade-social-abmes