Univiçosa realiza ações do Setembro Amarelo

Univiçosa realiza ações do Setembro Amarelo

Na Univiçosa várias ações vêm sendo realizadas, dentre elas uma intervenção em frente a Cantina da Unidade 1.

Publicado em 13 de setembro de 2018

“O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu”. Essas informações são do CVV - Centro de Valorização da Vida.

O Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio, teve início em 2015 em Brasília. Uma iniciativa do CVV, do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Na Univiçosa várias ações vêm sendo realizadas, dentre elas uma intervenção em frente a Cantina da Unidade 1. A ideia de uma vivência como campanha do Setembro Amarelo surgiu no grupo de estudos de Psicologia Hospitalar, supervisionado pela professora Tereza Brandi.

“Em conversa, percebemos a importância de oferecer aos alunos, professores e funcionários uma experiência diferente. Criamos um túnel, no qual contém dentro frases que remetem aos pensamentos de ideação suicida, com o objetivo de que as pessoas possam ter uma pequena percepção do sentimento suicida. Acreditamos que a campanha tem enorme importância, tanto fora quanto dentro da faculdade. É necessário falar sobre o assunto, pois é pouco compreendido e as vezes se torna tabu. Para nós tem sido uma experiência enriquecedora, nos proporcionando mais conhecimento acerca do tema. De acordo com o que estamos observando, a vivência tem causado o impacto esperado, as pessoas têm se emocionado ao passar pelo túnel e relatam a importância de parar para pensar e tentar entender o sofrimento”, relatou Paloma Moreira, aluna do 8° período do curso de Psicologia e membro do grupo de estudos.

Na Univiçosa há centros de apoio para atendimentos aos alunos, funcionários, professore e também à comunidade externa. Veja:

Clínica de Psicologia

A Clínica Integrada de Psicologia do Curso de Psicologia da Univiçosa tem por objetivo oferecer serviços psicológicos acessíveis e de qualidade à população de Viçosa e Região.

Dentre os serviços oferecidos estão a psicoterapia para todas as faixas etárias, orientação profissional/vocacional, avaliação psicológica para diversos fins e psicologia escolar.

Para mais informações os interessados devem entrar em contato através do telefone: (31) 3988 8068 ou por e-mail: clinicapsi@univicosa.com.br

NAP – Núcleo de Apoio Pedagógico

Serviço voltado para o atendimento de acadêmicos, professores e gestores dos cursos de graduação e pós-graduação da Univiçosa no que diz respeito ao seu desenvolvimento social, pessoal, emocional e, sobretudo, nos processos de ensino-aprendizagem envolvidos na construção do saber.

São finalidades do NAP a gestão do programa de monitorias, intervenções clínico-pedagógicas, aplicação de programas de desenvolvimento das habilidades cognitivas, o desenvolvimento de tecnologias aplicadas à educação, orientação de estudos e atendimento individualizado (incluindo aplicação de avaliações individualizadas através do método da avaliação assistida), uma vez realizada a solicitação prévia por parte da gestão do curso.

Para mais informações os interessados devem entrar em contato por e-mail: nap@univicosa.com.br

Participe também da palestra: Ouvir é a melhor solução - prevenção ao suicídio, valorização da vida. Clique aqui e faça sua inscrição.


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/univicosa-realiza-acoes-do-setembro-amarelo