Univiçosa presente no StartupTech – Desafios da Alimentação!

Univiçosa presente no StartupTech – Desafios da Alimentação!

O fim de semana de imersão online se destinava a estudantes de graduação e pós-graduação, divididos em equipes, com o objetivo de criar soluções para uma alimentação segura, sustentável e acessível!

Publicado em 10 de julho de 2020

Durante os dias 19, 20 e 21 de junho os alunos Bruno Pereira e Milene Freitas, alunos do curso de Administração, e Gustavo Campos Soares, da Engenharia Química, representaram o Centro Universitário de Viçosa – UNIVIÇOSA no 1º StartupTech – Desafios da Alimentação! O evento online promovido pela Wylinka, tem o objetivo de despertar o empreendedorismo nos estudantes através da experiência de criação de negócios sustentáveis, utilizando como base os conhecimentos adquiridos na vivência acadêmica dos participantes. As equipes que representaram a UNIVIÇOSA deram show, os estudantes fizeram (e ainda fazem) sua parte para a construção de um futuro mais saudável, sustentável e acessível no setor de alimentação.

Para os estudantes, o final de semana foi de muito trabalho, inspiração e vontade de aprender mais a cada dia. Cada estudante integrou uma equipe diferente, interagido com estudantes de todo o país. De acordo com o Bruno, integrante da startup RuralTec, “por mais que não tenhamos alcançado o 1º lugar, a imersão foi extremante positiva para todos nós, proporcionando um leque amplamente variado em nosso network. Além disso, foi possível ampliar nossos horizontes e colocar em prática ferramentas desenvolvidas e aperfeiçoadas ao longo da graduação.” A equipe, desenvolvida em conjunto com Artur Lisboa (Engenharia Química – UFMG) e João Fonseca (Engenharia de Produção – UFV), para competir no evento, desenvolveu um projeto voltado para o pequeno produtor rural, linhas de crédito mais acessíveis de acordo com o perfil de cada, voltados para a sustentabilidade.

Já a também estudante do curso de Administração, Milene Freitas, nos contou que “no primeiro dia, aconteceu a apresentação e a escolha dos problemas a serem resolvidos, além da formação das equipes. No sábado, os participantes trabalharam em cima do problema apresentado com a solução que fora apresentada anteriormente, para a partir daí, promover a pesquisa de mercado que resultaria na solução proposta pelo grupo. No meu grupo, tinham pessoas da Bahia, do Espirito Santo. Foi uma oportunidade muito interessante de aumentar nossa rede de contatos e estreitar esses laços. Um final de semana de muito aprendizado.”

Gustavo Soares, aluno do curso de Engenharia Química, contou que “foi um final de semana incrível, de uma experiência intensa de aprendizado e mão na massa. Tive a oportunidade de conhecer como é a criação de uma Startup e conhecer o universo do empreendedorismo, além de conversar com especialistas do mercado e conhecer como é o dia a dia de empresas. Também pude desenvolver minhas habilidades de comunicação, colaboração, liderança e trabalho em equipe.”

Sobre o Evento

O startup Tech é um programa realizado pela Wylinka com o apoio da Fundação Cargill, focado em estudantes de graduação e pós-graduação. O StartupTech aconteceu em um final de semana de imersão online com objetivo de criar soluções para uma alimentação segura, sustentável e acessível.

Durante o final de semana os participantes foram divididos em equipes de 4 pessoas mais um mentor, com o objetivo de criar uma Startup do ramo alimentício. No sábado e domingo, as equipes passaram por todas as etapas da criação de uma Startup, desde o problema até a solução da empresa, listando concorrentes, clientes, proposta de valor, base tecnológica, diferencial e estratégias de impacto. Ou seja, todos os aspectos a serem levados em consideração no momento de iniciar um negócio.


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/univicosa-presente-no-startuptechdesafios-da-alimentacao