UNIVIÇOSA é reconhecida como Instituição Socialmente Responsável pela ABMES

UNIVIÇOSA é reconhecida como Instituição Socialmente Responsável pela ABMES

Em ano atípico, marcado por muitos desafios, a UNIVIÇOSA recebeu pelo 11° ano consecutivo o selo de Responsabilidade Social emitido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Publicado em 10 de novembro de 2020

Receber o selo de Responsabilidade Social, concedido pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) é motivo de muito orgulho para nós, da UNIVIÇOSA. O reconhecimento como Instituição Socialmente Responsável, que recebemos há 11 anos, é fruto de muito trabalho, dedicação e comprometimento com o desenvolvimento sustentável e responsável de Viçosa e região.

Nosso envolvimento em projetos voltados às ações sociais é contínuo e muito importante para Viçosa e cidades do entorno. Desenvolvemos ao longo deste ano diversos projetos de extensão junto à comunidade, projetos que impactam e proporcionam incontáveis benefícios à sociedade.

O ano de 2020 foi totalmente atípico e desafiador para todos nós, marcado pelo distanciamento e isolamento social, além de um rígido controle sanitário. Com adaptações exigidas pelo momento, a UNIVIÇOSA buscou atuar de forma efetiva para contribuir ativamente nos impactos sociais gerados pela pandemia de COVID-19.

A missão da UNIVIÇOSA é “promover educação superior pautada no ensino de qualidade, proporcionando aos alunos valores e competências profissionais, necessárias à formação de cidadãos comprometidos com a transformação social, política e econômica do Estado e da região”. Por isso, buscamos diariamente despertar nos alunos atributos como solidariedade, trabalho em equipe, voluntariedade, liderança e empreendedorismo, que são habilidades fundamentais para a formação de profissionais comprometidos com as questões sociais.

O Reitor da UNIVIÇOSA, professor Evaldo Zeferino Rodrigues, comemora o recebimento do selo de Responsabilidade Social da ABMES. Para o Reitor, “nós, da UNIVIÇOSA, temos um grande compromisso com a sociedade e o seu desenvolvimento. Desde o início de nossas atividades, buscamos levar às pessoas, parte do conhecimento compartilhado dentro da nossa Instituição, por meio de importantes projetos de extensão. Receber, pelo décimo primeiro ano consecutivo, o Selo de Responsabilidade Social da ABMES é a confirmação de que o trabalho social desenvolvido pela UNIVIÇOSA é feito com seriedade e impacta a vida da comunidade viçosense e das comunidades do entorno. Ficamos extremamente felizes e gratos com mais esse reconhecimento e firmamos aqui, nosso compromisso de seguir oferecendo ensino de excelência e serviços de qualidade a toda a comunidade que nos acolhe tão bem nesses 15 anos de atividades acadêmicas".

Tradicionalmente, a UNIVIÇOSA desenvolve diversas ações sociais na região, mas, por conta do cenário atual de distanciamento social, algumas delas foram realizadas de forma on-line, respeitando o distanciamento social e assegurando a preservação da saúde de todos. Ainda assim, a UNIVIÇOSA seguiu auxiliando e prestando serviços, de forma adaptada, mas com muita qualidade, à comunidade.

Para o Coordenador de projetos de Extensao do NUPEX da UNIVIÇOSA, professor Marcelo Dias da Silva, “o selo da ABMES representa uma importante conquista para a UNIVIÇOSA, que há 11 anos vem conquistando este reconhecimento como Instituição Socialmente Responsável. Isso demonstra como a UNIVIÇOSA mantém sua capacidade e a sua preocupação com a questão social ao seu entorno, permitindo que os nossos alunos, professores e técnicos administrativos, levem conhecimento e serviços e até melhoria de qualidade de vida à comunidade. Isso é ter responsabilidade social. Portanto, é motivo de muito orgulho para UNIVIÇOSA a conquista deste selo para o período de 2020/2021”.

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL EM 2020: AÇÕES DA UNIVIÇOSA PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID-19

Além das atividades de extensão, tradicionalmente realizadas pela Instituição, a UNIVIÇOSA, entendendo sua responsabilidade perante a cidade que nos acolhe há 15 anos, vem realizando ações para auxiliar a comunidade viçosense desde o início deste ano desafiador. Desde o início da pandemia, estivemos em diálogo constante com o município.

Segundo o Pró-Reitor Administrativo-Financeiro da UNIVIÇOSA, professor Mateus Mendonça Vieira, “desde o princípio da pandemia, a Instituição atendeu as exigências de saúde dos órgãos competentes em relação aos cuidados para evitar a propagação do COVID-19. Por conta disso, paralisamos as aulas presenciais e adotamos o Regime Especial Remoto, o que possibilitou a continuidade do ensino aos alunos, mesmo estando em suas casas. A UNIVIÇOSA também propiciou plataformas e treinamentos para que toda essa transformação ocorresse da melhor maneira. Logo após, os setores administrativos da Instituição passaram a realizar o regime home-office e, somente após três meses, quando os mesmos órgãos liberaram o retorno presencial, a UNIVIÇOSA fez o retorno progressivo. Inicialmente, voltamos com um trabalho presencial reduzido e, gradativamente, retornamos à total presencialidade aos poucos. As aulas práticas essencialmente presenciais foram retomadas em novembro, com um rígido protocolo de segurança”.

Além de todas essas mudanças ocorridas internamente, a fim de garantir a segurança das comunidades acadêmica e administrativa, a UNIVIÇOSA vem realizando ações de auxílio à comunidade, desde o mês de março, tais como: foram cedidos dois respiradores hospitalares para contribuir na composição da nova UTI do Hospital São João Batista; 20 mil reais foram doados ao Hospital para auxiliar na reestruturação de uma ala específica para atender os pacientes enfermos. Além desta verba, a Instituição doou materiais de construção civil; e quatro funcionários do Setor de Obras da UNIVIÇOSA também estiveram trabalhando em período integral na construção. Aos dois Hospitais da cidade, a UNIVIÇOSA doou caixas de luvas e máscaras cirúrgicas. Face Shields também foram doadas a profissionais de saúde de Viçosa. 600 litros de álcool líquido 70% foram doados ao Lar dos Velhinhos, a APAE Viçosa e ao Instituto 1 minuto pela vida.

Com o objetivo de amenizar os impactos da pandemia na vida da nossa comunidade, e continuar cumprindo a nossa missão, sempre em prol da sociedade, seguimos atentos às demandas de Viçosa e região. Apesar de todos esses meses desafiadores, estamos juntos, como sempre!

 

 


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/univicosa-e-reconhecida-como-instituicao-socialmente-responsavel-pela-abmes