Univiçosa e Prefeitura Municipal de Viçosa firmam convênio

Univiçosa e Prefeitura Municipal de Viçosa firmam convênio

Parceria envolve curso de Odontologia da Univiçosa e serviços odontológicos do Município.

Publicado em 09 de maio de 2019

Gestor do curso de Odontologia, professor Mauro Henrique Chagas; Prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer; Diretor Geral da Univiçosa, professor Evaldo Zeferino Rodrigues e Diretor Acadêmico, professor Per Christian Braathen.

Na última terça-feira (07), representantes da Univiçosa e da Prefeitura de Viçosa firmaram convênio que prevê parcerias entre o curso de Odontologia e os serviços odontológicos do Município.

Durante a reunião em que foram discutidos os pontos da parceria, estiveram presentes o Diretor Geral da Univiçosa, professor Evaldo Zeferino Rodrigues, o Diretor Acadêmico, professor Per Christian Braathen, o Gestor do curso de Odontologia, professor Mauro Henrique Chagas e o Prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer.

O convênio propõe que a Prefeitura ceda sua estrutura de saúde para que os alunos do curso de Odontologia realizem estágios e projetos de extensão nos locais indicados.

                            

Também foi firmado um acordo para que os pacientes que tiverem dentes extraídos nas Unidades de Atendimento Odontológico do Município possam doar esses órgãos. A doação é feita por meio de um termo de consentimento livre e esclarecido, no qual o paciente autoriza o recolhimento e doação do dente ao Banco de Dentes Humanos existente na Univiçosa.

No Banco, os dentes serão preparados, selecionados e armazenados de forma adequada para serem utilizados com objetivo didático, de pesquisas e terapêutica, de forma legalizada pelos alunos do curso de Odontologia da Univiçosa, sob orientação de todo o corpo docente.

O Diretor Geral da Univiçosa, professor Evaldo Zeferino, destacou a importância de mais uma parceria entre a Univiçosa e a Prefeitura que, desta vez, objetiva o atendimento odontológico de qualidade e de forma gratuita à população carente de Viçosa. Ainda de acordo com o Diretor, “nossos alunos, sob orientação dos professores do curso, poderão implementar diversos projetos de extensão nas escolas públicas de Viçosa, promovendo saúde bucal a crianças e adultos, assim como atendimento em PSFs e outras Unidades. Além do serviço oferecido à população, essas ações favorecem a prática dos futuros cirurgiões dentistas a fim de proporcionar uma formação completa e humanizada.”

O Prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, se mostrou bastante entusiasmado ao conhecer as instalações dos laboratórios e a estrutura do curso de Odontologia, e afirmou: “Me enche de orgulho o tamanho do profissionalismo das pessoas aqui envolvidas. Afirmo que temos em Viçosa uma Faculdade referência para o Brasil. Nosso acordo é primordial para um atendimento digno às pessoas de baixa renda da cidade, pois sabemos da realidade, onde a demanda do SUS é muito maior que a oferta do serviço. Através dessa parceria, será possível atender, com todo o profissionalismo que a Univiçosa tem a oferecer, a população mais carente de Viçosa”.

Ângelo Chequer destacou ainda, que o oferecimento de mão de obra qualificada para atender a demanda dos serviços odontológicos da cidade é mais uma das ações de responsabilidade social que a Univiçosa promove, beneficiando a cidade e toda a região.

O Gestor do curso de Odontologia, professor Mauro Henrique Chagas, concluiu: “Essa parceria permite que nossos alunos possam agir diretamente na promoção da saúde bucal do município, proporcionando experiências sociais muito importantes na formação acadêmica dos profissionais, além de conhecerem um pouco mais da realidade Odontológica do SUS”.


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/univicosa-e-prefeitura-municipal-de-vicosa-firmam-convenio