Uma Administradora em Nova York

Uma Administradora em Nova York

Os alunos do curso de Administração puderam conhecer um pouco mais da trajetória de vida de Isamara Martins, administradora de sucesso nos Estados Unidos.

Publicado em 18 de junho de 2019

Alunos durante videoconferência com a administradora Isamara Carvalho Martins.

Alunos do curso de Administração da Univiçosa tiveram na noite de terça-feira, 4 de junho, uma palestra com a administradora Isamara Carvalho Martins, diretamente de Nova York, onde a convidada falou um pouco mais sobre sua história de vida.

A administradora iniciou sua fala contando um pouco de sua estrutura familiar, filha de pais de origem humilde: o pai, um operário aposentado de uma mineradora de bauxita, e a mãe, cabeleireira, que por um longo tempo foi do lar, se dedicando a casa e aos filhos. Nascida em um bairro da periferia de Ouro Preto – MG, Isamara estudou a vida toda em escolas públicas.

Diante das falhas que a educação pública do fundamental possuía, a administradora teve que se esforçar muito para ser aprovada no curso de Automação do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG – Campus Ouro Preto) concomitante com o ensino médio. Após a concluir o curso e despertar o interesse em continuar os estudos, Isamara novamente se deparou com os desafios diante da concorrência de vagas na Universidade e com os gaps deixados pela educação pública. Assim, ela ingressou em um curso pré-vestibular em Belo Horizonte, com a expectativa de ser aprovada na Universidade Federal de Minas Gerais. Entretanto, porém, infelizmente, seu pai não possuía condições de mantê-la na capital mineira até a conclusão do curso.

Nos anos anteriores, a UFOP havia inaugurado e expandido o campus de Mariana, incluindo o curso de Administração e, após tentar o vestibular do segundo semestre de 2010, foi aprovada e retornou a Ouro Preto. Mesmo o campus sendo na cidade vizinha, a aluna teve dificuldades com alguns custos da graduação, como transporte e alimentação, por exemplo, mesmo estudando em uma instituição pública. Foi então que Isamara recorreu ao apoio estudantil do programa do Governo Federal, conhecido como bolsa permanência, que auxilia os jovens a se manterem nas universidades públicas.

Visto a necessidade de buscar experiência profissional e se manter sem o auxílio da universidade, ela iniciou estágio em um banco público e, posteriormente mudou para um banco privado, tendo como tarefa principal bater as metas de venda de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS. Apesar de ter bons resultados, não se sentia realizada com o serviço e, começou a buscar novas oportunidades nas grandes empresas da região. Após conseguir uma vaga e se tornar Change Manager em uma multinacional, ela se esbarrou na falta de ter um inglês fluente, pois todo aprendizado da língua no ensino público não era o suficiente para crescer no setor de Tecnologia da Informação.

Após decidir realizar um programa de intercâmbio, Isamara percebeu que os altos valores desta modalidade eram impeditivos e buscou alternativas acessíveis para aprender inglês e se capacitar melhor para o mercado de trabalho. Anteriormente, ela havia escutado de uma amiga sobre o Programa Au Pair 1 , que recruta jovens de 18 a 26 anos para morar nos EUA, em casas de família, para ser babá e ter oportunidades de estudo.

Dados os trâmites legais, ela conseguiu o visto e foi se aventurar em terras estadunidenses. Desembarcou e permaneceu por uma semana para treinamento em Nova Iorque. Em seguida, Isamara seguiu  para o destino final, o estado Missouri onde, sem falar o idioma, teve muitas dificuldades de comunicação e com a cultura. Um dos principais embates, foi a comida, já que o pouco valor que recebia, era gasto primordialmente com alimentação. Devido às dificuldades, meses depois foi transferida para a Nova Iorque e logo após para a Pensilvânia, em famílias diferentes, mas pelo mesmo programa.

Isamara relatou aos alunos que ser imigrante nos EUA faz com que os custos dos cursos de capacitação aumentam muito, devido ao valor diferenciado para estrangeiros e nativos, o que dificultou muito a dedicação aos estudos. Além disso, era extremamente complexo um visto de trabalho que permitisse ingressar-se no mercado de trabalho e retornar ao campo de Administração.  Frustrada com os desafios da vida de Au Pair e a pouca oportunidade de dedicar as aulas de inglês, ela decidiu voltar para o Brasil e reiniciar a vida, porém foi surpreendida pelo pedido de casamento do namorado americano que havia conhecido em Nova Iorque. 

Após se tornar residente permanente dos Estados Unidos, todos os desafios, todos os choros e persistências em provar que é capaz de aprender a língua e ter sucesso em terras do Tio Sam, foram recompensados e hoje Isamara trabalha no time da América Latina, em uma empresa que faz análise de dados para o mercado financeiro.

A analista é responsável pela coleta, análise e processamento de dados, relativos à bolsa de valor brasileira (B3) e peruana (Bolsa de Valores de Lima), mas devido ao esgotamento do tempo, os detalhes da profissão ficarão para uma segunda palestra onde ela irá fazer um workshop para explicar um pouco mais sobre o mercado e as oportunidades de trabalho neste ramo.

Os estudantes da Univiçosa ficaram impressionados com a coragem e persistência da administradora em buscar estas oportunidades fora do país. Logo após a palestra, os alunos disseram que esse compartilhamento foi de grande importância e aprendizado, compreendendo a necessidade de aprender inglês como segunda língua. Houve enorme interesse dos alunos em fazer perguntas, tirar dúvidas e saber mais da sua trajetória de vida e profissional. A história da Isamara Carvalho Martins é realmente inspiradora e os desafios vividos são os mesmos da maioria dos nossos alunos, talvez seja por isso que tenha ocorrido tanta identificação por parte dos alunos.

1 – Aupair: veja mais informações no link https://www.experimento.com.br/trabalho/au-pair.


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/uma-administradora-em-nova-york