Será que temos ética profissional?

Será que temos ética profissional?

A ética profissional se resume a um conjunto de valores e normas de comportamento e relacionamento a serem adotados no ambiente de trabalho

Publicado em 11 de julho de 2018

Michele Rodrigues: Mestre em Administração. Professora dos cursos de Administração e Gestão de Empresas. Coordenadora do MBA em Gestão Empresarial e Desenvolvimento de Líderes da Univiçosa.

A ética profissional é um assunto de suma importância a ser debatido pelas pessoas e organizações. Ela se resume a um conjunto de valores e normas de comportamento e relacionamento a serem adotados no ambiente de trabalho. Sabe-se que a conduta do profissional afeta positiva ou negativamente todos aqueles que estabelecem uma relação direta com ele, como colegas de trabalho e clientes. Nesse sentido, a ética profissional é considerada um dos fatores chaves para o sucesso organizacional.

A todo momento é relatado um caso de assédio moral, preconceito, violência, desrespeito, assédio sexual, o famoso “jeitinho”, esperteza, dentro outros, cometidos nos diferentes ambientes de trabalho.

Mas, como as organizações podem orientar melhor seus colaboradores? Como elas podem minimizar esses problemas que já fazem parte do cotidiano de muitos profissionais, que na maioria das vezes possuem receio de denunciar?

O Código de Ética da organização permite nortear a conduta desejada pelos colaboradores que fazem parte da equipe. Nesse sentido, busca zelar para que as relações entre os funcionários se deem em um ambiente de harmonia e cooperação.

Os líderes das organizações servem de espelho para seus liderados. Eles são a grande influência e exemplo na conduta desses profissionais. Se buscam por profissionais que sigam qualquer norma ou comportamento desejado, primeiramente, devem servir de exemplo para eles.

Também, é importante que esse Código de Ética seja amplamente divulgado. As normas de conduta, premissas e valores, devem ser reforçados em reuniões, sites, treinamentos, mensagens, para que todos estejam cientes de seu papel enquanto profissionais.

Diante dessa reflexão sobre a importância da ética profissional, o grande Aristóteles já dizia: “Não refletimos para saber o que seja a ética, mas para tornarmo-nos pessoas éticas”.


Minha Univiçosa

Aqui você encontra os links de acesso ao Sistema Acadêmico, Moodle, Email, CPA, etc. Comece clicando em um dos botões abaixo.

Minha Univiçosa

Aqui você encontra os links de acesso ao Sistema Acadêmico, Moodle, Email, CPA, etc. Comece clicando em um dos botões abaixo.

Sistema Acadêmico
BBT - Alunos
SisEstágio
Alunos
Sistema Acadêmico
Docentes
Sistema Acadêmico
SisEstágio
Colaboradores