Projeto Engenharia Química em Movimento encerra atividades do semestre

Projeto Engenharia Química em Movimento encerra atividades do semestre

Nos meses de maio e junho as atividades realizadas foram concentradas na Escola Estadual Alice Loureiro e no Centro Social Padre Alec de Apoio à Criança e ao Menor.

Publicado em 11 de julho de 2019

O projeto Engenharia Química em Movimento, coordenado pela professora Fernanda Raquel Carvalho e composto pelas alunas Luiza Rufino e Luana Herculano, encerrou mais um semestre de atividades de extensão marcado pela troca de conhecimentos com a comunidade viçosense. 

Seu objetivo principal é levar um pouco dos conhecimentos adquiridos durante o curso às escolas do município, visando uma aproximação maior entre os estudantes das escolas públicas e privadas, através de atividades práticas na área química. Além disso, o projeto apresentou algumas áreas de atuação dos engenheiros químicos nas indústrias, como uma forma de despertar o interesse dos participantes pelo curso de Engenharia Química.

Os alunos das duas turmas do 3º ano do Ensino Médio da Escola Alice Loureiro, receberam calorosamente o projeto e participaram efetivamente da atividade prática proposta: produção de gás hidrogênio por meio da utilização de materiais e reagentes alternativos e de baixo custo. Após a produção do gás, realizava-se a sua coleta em um balão para promover a sua combustão, o que gerava uma pequena explosão, tornando a prática ainda mais atrativa aos participantes. Também eram apresentadas as diferentes áreas de atuação dos Engenheiros Químicos nas indústrias: alimentícia, tintas, farmacêutica, petroquímica, entre outras.

Já as crianças e adolescentes atendidos pelo Centro Social Padre Alec realizaram atividade prática de fabricação de inúmeras cores de tinta à base de argila. Os alunos se mostraram muito empolgados, pois cada participante teve a oportunidade de pintar uma determinada superfície e todos puderam deixar o registro de sua mão na parede da Centro. O momento foi de muita descontração e alegria, além de ser uma forma de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo mesmo projeto no ano de 2018, pois as pinturas das mãos na parede voltaram com tudo em 2019.


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/projeto-engenharia-quimica-em-movimento-encea-atividades-do-semestre