Professor do curso de Administração participa de conferência internacional

Professor do curso de Administração participa de conferência internacional

A 26th International Input-Output Conference & 8th edition of the International School of I-O Analysis aconteceu dos dias 25 a 29 de junho, em Juiz de Fora.

Publicado em 11 de julho de 2018

O professor de Economia do curso de Administração da Univiçosa, Marcos Nazareth, participou da conferência internacional “26th International Input-Output Conference & 8th edition of the International School of I-O Analysis” ocorrida entre os dias 25 a 29 de junho de 2018, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Vale destacar que a análise de “Insumo-Produto”, tema da Conferência, é bastante utilizada em economia, principalmente em investigações que estejam mais interessadas em impactos de eventos econômicos ou políticas em setores e/ou regiões específicas de maneira sistêmica, isto é, considerando todas as inter-relações econômicas dos agentes simultaneamente.

A conferência é organizada anualmente pela Associação Internacional de Insumo-Produto e reúne pesquisadores da área de “Insumo-Produto” do mundo inteiro. Além das tradicionais sessões paralelas, onde se apresentam as pesquisas mais recentes nesse campo de atuação, tem-se nas plenárias principais a presença de conferencistas que conduzem projetos importantes na área, que nesse ano contou com Dr. Narasimha Rao do International Institute for Applied Systems Analysis, o presidente do IBGE, Dr. Roberto Olinto e Dra. Carmem Feijo, da Universidade Federal Fluminense.

No primeiro dia de evento, o Marcos Nazareth participou do curso “Introduction and applications of hybrid input-output models to analyze greenhouse gas emissions” oferecido em três módulos por professores especializados. O objetivo era mostrar como se constrói uma matriz de insumo-produto híbrida, isto é, com setores econômicos representados na matriz tanto em valores monetários como em volumes físicos. Algumas aplicações para o setor de energia e, mais especificamente, impactos econômicos de políticas relacionadas as emissões de CO2.

Na quinta-feira, dia 28, o professor apresentou seu trabalho “An analysis of the regional economic effects of changes productivity in the main brazilian agricultural crops”, escrito juntamente com os professores Dênis Cunha da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Angelo Gurgel da Fundação Getúlio Vargas/São Paulo, na sessão “feedback patners”. Em seguida, atuou como debatedor do artigo “From Start-up to Scale-up: An approach to Andalusian high growth companies through Social Accounting Matrices” dos professores espanhóis Manuel Alejandro Cardenete e Joaquim Garcia-Tapial da Universidade Loyola Andalucia.


Minha Univiçosa

Aqui você encontra os links de acesso ao Sistema Acadêmico, Moodle, Email, CPA, etc. Comece clicando em um dos botões abaixo.

Minha Univiçosa

Aqui você encontra os links de acesso ao Sistema Acadêmico, Moodle, Email, CPA, etc. Comece clicando em um dos botões abaixo.

Sistema Acadêmico
BBT - Alunos
SisEstágio
Alunos
Sistema Acadêmico
Docentes
Sistema Acadêmico
SisEstágio
Colaboradores