ONU defende soluções para problemas hídricos baseadas na natureza

ONU defende soluções para problemas hídricos baseadas na natureza

Este ano é especial para o Brasil pois, de 18 a 23 de março, o país será sede do 8° Fórum Mundial das Águas

Publicado em 13 de março de 2018

Sandra A. Saraiva Guimarães Libanio: Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Univiçosa (UniNEA).

Lembrado anualmente pela ONU em 22 de março, em 2018, o Dia Mundial da Água terá como tema o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas hídricos. Essas estratégias focam na gestão de vegetações, solos, mangues, pântanos, rios e lagos, que podem ser utilizados por suas capacidades naturais para o armazenamento e limpeza da água. 

Nesse sentido, este ano é especial para o Brasil, pois, de 18 a 23 de março o país será sede do 8° Fórum Mundial das Águas. Sendo assim, durante a próxima semana, o UniNEA – Núcleo de Educação Ambiental da Univiçosa – lançará matérias sobre os principais focos desse Fórum internacional. Vale lembrar que esta é a primeira vez que o evento ocorre no Hemisfério Sul. Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada e Brasília foi escolhida como cidade-sede do evento. O Fórum é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água juntamente com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa. 

8º Fórum Mundial da Água – 18 a 23 de Março de 2018

O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema "água" e é organizado pelo Conselho Mundial da Água. A organização internacional reúne interessados no assunto e tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra".

Organização internacional fundada em 1996, com sede permanente na cidade de Marselha, na França, o Conselho Mundial da Água que reúne cerca de 400 instituições relacionadas à temática de recursos hídricos em aproximadamente 70 países. O Conselho é composto de representantes de governos, da academia, sociedade civil, de empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas ao tema "água".

O Fórum Mundial da Água contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso. Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem entre suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional.

Fonte: http://www.worldwaterforum8.org/pt-br/8%C2%BA-f%C3%B3rum-mundial-da-%C3%A1gua-18-23-de-mar%C3%A7o-de-2018


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/onu-defende-solucoes-para-problemas-hidricos-baseadas-na-natureza