ONU defende soluções para problemas hídricos baseadas na natureza

ONU defende soluções para problemas hídricos baseadas na natureza

Este ano é especial para o Brasil pois, de 18 a 23 de março, o país será sede do 8° Fórum Mundial das Águas

Publicado em 13 de março de 2018

Sandra A. Saraiva Guimarães Libanio: Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Univiçosa (UniNEA).

Lembrado anualmente pela ONU em 22 de março, em 2018, o Dia Mundial da Água terá como tema o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas hídricos. Essas estratégias focam na gestão de vegetações, solos, mangues, pântanos, rios e lagos, que podem ser utilizados por suas capacidades naturais para o armazenamento e limpeza da água. 

Nesse sentido, este ano é especial para o Brasil, pois, de 18 a 23 de março o país será sede do 8° Fórum Mundial das Águas. Sendo assim, durante a próxima semana, o UniNEA – Núcleo de Educação Ambiental da Univiçosa – lançará matérias sobre os principais focos desse Fórum internacional. Vale lembrar que esta é a primeira vez que o evento ocorre no Hemisfério Sul. Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada e Brasília foi escolhida como cidade-sede do evento. O Fórum é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água juntamente com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa. 

8º Fórum Mundial da Água – 18 a 23 de Março de 2018

O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema "água" e é organizado pelo Conselho Mundial da Água. A organização internacional reúne interessados no assunto e tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra".

Organização internacional fundada em 1996, com sede permanente na cidade de Marselha, na França, o Conselho Mundial da Água que reúne cerca de 400 instituições relacionadas à temática de recursos hídricos em aproximadamente 70 países. O Conselho é composto de representantes de governos, da academia, sociedade civil, de empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas ao tema "água".

O Fórum Mundial da Água contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso. Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem entre suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional.

Fonte: http://www.worldwaterforum8.org/pt-br/8%C2%BA-f%C3%B3rum-mundial-da-%C3%A1gua-18-23-de-mar%C3%A7o-de-2018


Minha Univiçosa

Aqui você encontra os links de acesso ao Sistema Acadêmico, Moodle, Email, CPA, etc. Comece clicando em um dos botões abaixo.

Minha Univiçosa

Aqui você encontra os links de acesso ao Sistema Acadêmico, Moodle, Email, CPA, etc. Comece clicando em um dos botões abaixo.

Sistema Acadêmico
BBT - Alunos
SisEstágio
Alunos
Sistema Acadêmico
Docentes
Sistema Acadêmico
SisEstágio
Colaboradores