O risco de produtos sem registro no Brasil

O risco de produtos sem registro no Brasil

Sementes são consideradas tóxicas. Produtos não poderão ser comercializados em nenhum tipo de formulação

Publicado em 22 de fevereiro de 2017

Fiscalização recente em São Luiz/MA (Foto: Julyane Galvão/Secretaria de Saúde/Governo do Maranhão)

Adriane Jane Franco: Farmacêutica, Especialista em Farmacotécnica Homeopática. Professora do curso de Farmácia da Univiçosa

Com frequência é possível adquirir no mercado brasileiro produtos sem registro nos órgãos sanitários: medicamentos sem registro no Ministério da Saúde atestando sua qualidade e segurança, por exemplo.

Neste mês de fevereiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a venda de produtos que contenham Noz da Índia e Chapéu de Napoleão em sua composição. Essas substâncias são utilizadas em produtos emagrecedores e as sementes são consideradas tóxicas. Os produtos não poderão ser comercializados em nenhum tipo de formulação e em nenhuma apresentação. A decisão da agência regulamentadora está baseada em evidências dessa toxicidade e na ocorrência de 3 casos de óbitos no Brasil, além de nota técnica emitida pelo Centro Integrado de Vigilância Toxicológica do Estado do Mato Grosso do Sul.

O registro de produtos assegura ao usuário de produtos medicamentosos ou alimentícios que o produto foi produzido segundo as Boas Práticas de Fabricação e que são seguros para consumo. No caso dos medicamentos procure pelo número de registro no Ministério da Saúde que vem na caixinha do medicamento, composto por 13 dígitos (números).

Em caso de dúvida, procure orientação do Farmacêutico. Ele poderá informar se o produto é registrado e se é seguro para o consumo.


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/o-risco-de-produtos-sem-registro-no-brasil