Mercado volátil: como detectar uma oportunidade de negócio?

Mercado volátil: como detectar uma oportunidade de negócio?

Por Guilherme Castanheira Magalhães*

Publicado em 04 de novembro de 2019

Em um mundo onde as mudanças estão acontecendo numa velocidade cada vez maior, no mercado não poderia ser diferente. Estamos vivenciando uma “Era Tecnológica”, onde o que fazíamos ontem passou a ser feito hoje de forma diferente. As soluções tecnológicas estão surgindo devido às necessidades encontradas no novo perfil dos consumidores.

Muito se discutem sobre as gerações baby boomers, X, Y ou millennials e Z. Mas, fazer recortes geracionais para tentar entender as pessoas de cada época não é uma ciência exata.

Atualmente já se fala em uma nova geração, a Alfa. As crianças nascidas a partir de 2010 formam esta geração considerada a primeira 100% digital. Ou seja, para estas crianças o mundo analógico é um passado distante e a tecnologia é a sua forma de vida.

Segundo o Instituto de pesquisa americano Pew Research Center, estudar estas gerações é “uma forma de entender como acontecimentos globais, econômicos e sociais interagem entre si para definir a forma como vemos o mundo”.

E assim esta geração Alfa, daqui um tempo, estará chegando ao mercado com hábitos cada vez mais tecnológicos. Atualmente, já são capazes de influenciar os seus pais e as pessoas ao seu redor, e amanhã estarão “ditando” o consumo e aumentando ainda mais a velocidade dessa evolução tecnológica.

Portanto, não dá mais para enxergar oportunidades de negócios com “os olhos dos nossos pais”. Precisamos olhar para o mercado com objetivo de entender todo este Movimento Tecnológico, levantar as necessidades dos consumidores e pensar em soluções viáveis para atender este cliente cada vez mais exigente.

Pense Nisso! A evolução não para e a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas!!!

*Guilherme Castanheira Magalhães: Economista, Especialista em Desenvolvimento de Cooperativas, além de professor de Empreendedorismo e Inovação da Univiçosa.


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/mercado-volatilcomo-detectar-uma-oportunidade-de-negocio