Instituto Dona Cleusa realiza trabalho social com crianças e adolescentes da periferia de Viçosa

Instituto Dona Cleusa realiza trabalho social com crianças e adolescentes da periferia de Viçosa

A Univiçosa, parceira do Instituto, se orgulha em poder fazer parte dessa história.

Publicado em 27 de fevereiro de 2019

O Instituto Dona Cleusa foi fundado em maio de 2017. Carrega no nome a homenagem para a mãe de seu idealizador, Francisco Júnior, conhecido como Juninho. As ações incluem o treinamento de times de futebol, onde jovens de 4 a 20 anos mostram todo seu talento dentro e fora de campo.

O trabalho sem fins lucrativos, envolve diversos voluntários e parcerias. A Univiçosa, por exemplo, incentivadora de projetos sociais, é um aporte ao Instituto D. Cleusa, contribuindo com o incentivo a práticas esportivas, reafirmando seu papel de estimuladora a práticas saudáveis pela população viçosense.

A realidade dos atletas envolvidos no projeto, assim como a de vários jovens brasileiros, é muito distante da possibilidade de iniciar uma graduação. Com a parceria, a ideia de ingressar no Ensino Superior já faz parte do cotidiano dos jovens.

O atleta Théo José de Assis Silva, 14 anos, é morador do bairro Vale do sol. Ele contou o que mudou em sua vida desde que começou a fazer parte das atividades do Instituto D. Cleusa: “antes eu jogava futebol só por jogar, hoje eu treino. Vou para cada treino pensando na minha família e sempre dou o meu máximo, porque eu tenho um objetivo. Quero ser um filho melhor para meus pais, um aluno dedicado na escola, e ser um jogador profissional. O Viçosa Sport Club é minha segunda família”.

Theo viajou no dia 18 de fevereiro para o Joinville Esporte Clube, em Santa Catarina, e hojefaz parte da categoria de base do clube.

O idealizador do projeto, Juninho, contou sobre suas expectativas em relação ao trabalho desenvolvido desde 2017: "quero continuar fazendo esse trabalho, o que minha mãe fazia em vida; proporcionar oportunidade a tantos jovens”.

Os treinos acontecem na escolinha no Silvestre, para atletas de 4 a 15 anos todo sábado das 9:00 às 11:30. Há também o Viçosa Sport Club que atende os garotos de 15 a 20 anos, no Campo da ASAV, de segunda a sexta, no horário de 15:00 às 16:30.

Para participar como colaborador no Instituto Dona Cleusa, basta entrar em contato pelo telefone (31) 99727-1871, ou via e-mail folliveirajunior@gmail.com.


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/instituto-dona-cleusa-realiza-trabalho-social-com-criancas-e-adolescentes-da-periferia-de-vicosa