Iluminando seu Futuro - Atualidades – FAKE NEWS

Iluminando seu Futuro - Atualidades – FAKE NEWS

Na série ATUALIDADES, a equipe do Iluminando seu Futuro dá dicas, conta curiosidades e compartilha muitas informações sobre temas relevantes que podem ser pautas do ENEM e dos Vestibulares.

Publicado em 05 de outubro de 2020

O combate às fake news é um dos grandes desafios da atualidade. O tema é polêmico e divide opiniões, a certeza é que a desinformação não faz bem!

Por que você precisa saber?

Que mundo você prefere? Um mundo onde as pessoas são honestas e divulgam informações para esclarecer e todos desenvolverem ou para confundir e gerar comportamentos baseados em mentiras? Por isso, VOCÊ precisa se informar e ser um agente de propagação da VERDADE.

Você sabia que as notícias falsas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras e alcançam muito mais gente, segundo o Massachusetts Institute of Technology (MIT)?

O Ministério da Saúde possui uma página específica para esclarecer o que é ou não fake news relacionadas à temática da saúde. 

Vivemos em uma era em que a comunicação é super facilitada, porém percebe-se que as crenças particulares tomam lugar dos fatos, da necessidade de comprovação. 

Quando você recebe uma informação, você se pergunta se é uma notícia verdadeira antes de compartilhar? Qual é a fonte? É uma batalha diária buscar fontes confiáveis e não divulgar notícias falsas.

A internet veio para somar no mundo da informação, mas infelizmente ela trouxe consigo esse terror que são as fake news.

Fortalecimento do jornalismo profissional

No mundo do jornalismo, consolida-se o processo de apurar se é um fato é ou não fake. Os jornalistas monitoram redes sociais e utilizando ferramentas que levantam dados e checam as fontes de informações que são excessivamente compartilhadas a fim de verificar a fonte, o contexto, uso de imagens antigas, se o fato corresponde à narração e ouvem as pessoas citadas. Assim, o jornalismo profissional é fortalecido com a apuração e toda a população é beneficiada com a manifestação de fontes oficiais, testemunhas, especialistas que possam ajudar a esclarecer o que está escrito ou dito na mensagem.

Fake News é ou não crime?

Sim. Os artigos 138, 139 e 140 do Código Penal tratam da injúria, difamação e da calúnia e com pena de detenção e multa. Você pode acessar on-line em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm.

A pessoa que criar uma fake news age com intenção de macular a imagem de alguém, de forma danosa e maliciosa. De forma alarmante, em períodos eleitorais, existe um verdadeiro patrocínio de fraudes e estelionatos eleitorais a partir do momento em que informações falsas são deliberadamente divulgadas para manchar a imagem do outro candidato, disseminando calúnias, fatos que nunca se passaram e prejudicam de forma deliberada e criminosa toda a disputa eleitoral. Não é possível patrocinar a campanha política através de mentiras, e quem assim o faz, age de maneira profundamente desonrosa, desonesta e criminosa.

Fake News é um fenômeno novo?

Não. É um fenômeno que vem desde a antiguidade. Você já ouviu falar do Cavalo de Troia? Essa fake news é em das antigas. O ministro da comunicação de Hitler, na segunda guerra mundial, já dizia que uma mentira repetida 100 vezes torna-se verdade. E é algo terrível pois desconstrói personalidades, desinforma e destrói vidas. Nos dias de hoje, o que acha de uma fake news que diz que se a pessoa tomar vacina vai modificar o seu DNA?

Cai no ENEM? No vestibular?

Como o ENEM e os vestibulares costumam tratar de temas relacionados a acontecimentos atuais, fake news torna-se um tema de relevância com grande chance de ser abordado. Uma abordagem importante é como fenômeno social, capacidade de mobilização nunca vista na história recente.

Fique ligado!


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/iluminando-seu-futuroatualidadesfake-news