Iluminando seu Futuro - Atualidades – A Questão Indígena no Brasil

Iluminando seu Futuro - Atualidades – A Questão Indígena no Brasil

Na série ATUALIDADES, a equipe do Iluminando seu Futuro dá dicas, conta curiosidades e compartilha muitas informações sobre temas relevantes que podem ser pautas do ENEM e dos Vestibulares.

Publicado em 28 de setembro de 2020

Em quase todos os anos de ENEM é certo que caia uma questão sobre os índios e essa cultura nacional. Essa premissa pode se vincular a vários temas, tais como: a colonização ou a pós-colonização, as influências na língua e suas diferentes características, a demarcação de terras e as legislações (PEC215), os conflitos culturais e sociais e, ainda, uma visão etnocêntrica sobre os índios.

A valorização da cultura indígena

A valorização do índio é de suma importância para alterar o cenário vigente. Para reverter os pré-conceitos sobre os nativos, todas as instituições de ensino construíram em disciplinas como a sociologia e história, temas para aguçar a compreensão e promover debates para uma visão crítica que envolva o índio e sua enorme contribuição para nossos hábitos e cultura. 

Você sabia?

Você sabia que os índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com o tronco linguístico ao qual pertenciam? Exemplos: tupi-guaranis, região do litoral, macro-jê ou tapuias, região do Planalto Central, aruaques ou aruak, Amazônia, e caraíbas ou karib, também situada na Amazônia. Portanto, usar o termo índio impende a generalização da sua extensa diversidade e para a história classifica-o como um único povo com a ideia de colonização, na qual o certo seria utilizar o termo nativos.

Uma sugestão de assunto para o ENEM sobre os índios pode ser a demarcação de terras, que envolve o órgão responsável – FUNAI ( Fundação Nacional do Índio), questões interdisciplinares entre História e Geografia sobre: “a formação territorial brasileira e seus conflitos; fluxos migratórios internos, suas motivações e contextos; demarcação de terras indígenas e áreas de preservação natural”, e ainda assuntos relacionados a PEC 215, uma emenda constitucional que propõe que o poder de demarcação de terras indígenas e quilombolas passe do Executivo para o Congresso.

Fique ligado!

Seguem alguns links de vídeos que podem contribuir para o assunto e enriquecer seu conhecimento:

1-    Índio e indígena

2-    Culturas indígenas

3-    O Pensamento Indígena

 


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/iluminando-seu-futuroatualidadesa-questao-indigena-no-brasil