Feira Simulada 2018 aconteceu na última semana

Feira Simulada 2018 aconteceu na última semana

No dia 17 de outubro, quatro empresas simuladas apresentaram as propostas dos negócios sociais que criaram.

Publicado em 23 de outubro de 2018

Na última quarta-feira (17), às 20h30, aconteceu a Feira Simulada Univiçosa 2018, no Centro de Convenções, organizada pela professora Daiane Miranda de Freitas e pelo professor Guilherme Castanheira. Na edição 2018, o foco foi o empreendedorismo social. As empresas simuladas InforMEI, Mais Alimentos, Play Kit e Sorrir +, dos cursos de Administração e Gestão de Empresas, foram as participantes desta edição.

Todas as empresas foram idealizadas como negócios sociais, que objetivam soluções para a sociedade e, ao mesmo tempo, geram retorno financeiro para o empreendedor. Dessa forma, tais empresas, com propostas diferentes, visam prestar atendimento odontológico móvel, kits de brinquedos com materiais recicláveis, cestas de verduras e frutas com reaproveitamento e consultorias ao microempreendedor individual.

Cerca de 300 alunos, professores, diretores e colaboradores da Faculdade marcaram presença para conhecer as empresas e avaliar o impacto social das mesmas. O evento contou também com a presença de uma banca de avaliadores, que foi composta por convidados especiais como André Teixeira Guimarães, Ludimila Barbosa Sena Marota, Marco Antônio Moreira Marota, Mariana de Souza Cândido, Maurício César Horta Trindade Filho, Maria Vanderléa Queiroz e Mateus Vieira.

Para Daiane de Freitas, a Feira 2018 representou uma oportunidade diferenciada para os alunos apresentarem seus negócios sociais, bem como uma experiência inovadora no contexto acadêmico.

Para Guilherme Castanheira, é ao mesmo tempo pensar nos desafios da sociedade tentando apresentar produtos ou serviços que minimizem os problemas sociais. Com isto, os alunos adquirem uma vivência de negócios até mesmo inovadores e, principalmente, a planejar empreendimentos lucrativos.

Saiba mais:

A Feira Simulada é o produto gerado na disciplina Empresa Simulada, tanto no curso de Administração quanto Gestão de Empresas (Tecnólogo em Processos Gerenciais) da Univiçosa, proporcionando aos alunos a oportunidade de vivenciarem a criação de uma empresa durante a graduação e tornando o aprendizado e experiência empresarial mais enriquecedores.

O evento, que acontece anualmente, é aberto a toda a comunidade acadêmica e objetiva, além de contribuir com a formação acadêmica dos alunos, despertar e fomentar o espírito empreendedor através da vivência de mercado e do desenvolvimento de competências como autonomia e senso de responsabilidade, habilidade para trabalhar em equipe, visão sistêmica e empreendedora.

A disciplina Empresa Simulada da Univiçosa proporciona aos alunos a oportunidade de idealizar um negócio, bem como utilizar e aplicar ferramentas de gestão em todo o processo de modelagem do negócio. Além disso, os alunos têm a oportunidade de trocar experiências com empreendedores de startups de Viçosa incluindo apresentações em formato de pitches e receber mentorias para melhorar suas propostas e estratégias competitivas.


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/feira-simulada-2018-aconteceu-na-ultima-semana