Estudantes visitam ETE em Itabira

Estudantes visitam ETE em Itabira

A visita teve como objetivo apresentar, na prática, as etapas do tratamento de esgotos domésticos, desde o tratamento preliminar

Publicado em 13 de novembro de 2017

Alunos que participaram da visita e Mayara Gonçalves (à direita), Engenheira Ambiental do SAAE-Itabira

Estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química realizaram nesta sexta-feira, 10, visita técnica a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Laboreaux, na cidade de Itabira/MG.

A visita teve como objetivo apresentar, na prática, as etapas do tratamento de esgotos domésticos, desde o tratamento preliminar, com remoção de materiais grosseiros até o tratamento biológico, para remoção da matéria orgânica e posterior lançamento do esgoto tratado no corpo receptor.

Conjunto de reatores UASB da ETE Itabira

Conjunto de reatores UASB da ETE Itabira

A ETE de Itabira foi inaugurada no ano de 2008 e, atualmente, passa por obras de ampliação, visando atender uma população futura de 130000 habitantes. A estação trata o efluente de duas sub-bacias da região, sendo, portanto, de fundamental importância para o município, uma vez que o tratamento de esgotos reduz o número de organismos patogênicos presentes no efluente, além de evitar a degradação ambiental das águas. (Fonte: SAAE Itabira – MG. ETE.)

A visita foi guiada pela Engenheira Ambiental Mayara Gonçalves, do SAAE-Itabira, que demonstrou detalhadamente todas as etapas do processo de tratamento do esgoto e esclareceu todos questionamentos dos estudantes. Segundo a professora Silmara Costa Silva, coordenadora da viagem, esta “foi uma experiência ímpar, tanto pela maior interação que pude ter com o grupo de alunos quanto pelo conhecimento adquirido ao longo da visita”.

Filtro biológico da ETE Itabira


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/estudantes-visitam-ete-em-itabira