Dia Mundial do Meio Ambiente - Repense seu consumo

Dia Mundial do Meio Ambiente - Repense seu consumo

No dia 5 de junho, o mundo comemora o Dia do Meio Ambiente. É uma data que nos convida a refletir e agir a favor do meio ambiente. A fim de instigar as pessoas a repensar alguns hábitos pouco saudáveis para o planeta, a Univiçosa lançou, em 2019, a campanha #RepenseSeuConsumo. Nesta data tão importante, vale a pena relembrar essa ação. 

Publicado em 05 de junho de 2020

Aí vão algumas ações que podem contribuir: 

Pratique o consumo consciente e sustentável 🌱

🍃buscando por produtos e serviços ecologicamente corretos;
🍃economizando recursos como água, luz, combustível, etc;
🍃utilizando os bens até o fim de sua vida útil;
🍃reciclando materiais sempre que possível.

O consumo traz consequências para o meio ambiente. A superexploração dos recursos naturais, por exemplo, pode levar a um esgotamento e escassez desses, comprometendo o equilíbrio ambiental.

O consumidor consciente, sob a perspectiva ecológica, é aquele que se preocupa como seu bem estar, com a sociedade atual e com a qualidade de vida das gerações futuras e com a expectativa de estar contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos.

Responsabilidade Ambiental? Bóra praticar?

🙋‍♂️Você pode:
🍃Realizar a reciclagem de lixo (resíduos sólidos).
🍃Não jogar óleo de cozinha no sistema de esgoto.
🍃Usar de forma racional, economizando sempre que possível, a água.
🍃Buscar consumir produtos com certificação ambiental e de empresas que respeitem o meio ambiente em seus processos produtivos.
🍃Usar transporte individual (carros e motos) só quando necessário, dando prioridades para o transporte coletivo ou bicicleta.
🍃Comprar e usar eletrodomésticos com baixo consumo de energia.
🍃Economizar energia elétrica nas tarefas domésticas cotidianas.
🍃Evitar o uso de sacolas plásticas nos supermercados.

🏢Na sua empresa você pode incentivar algumas iniciativas, como:

🌿Tratar e reutilizar a água dentro do processo produtivo.
🌿Dar prioridade para o uso de sistemas de transporte não poluentes ou com baixo índice de poluição.
🌿Criar sistema de reciclagem de resíduos sólidos dentro da empresa.
🌿Treinar e informar os funcionários sobre a importância da sustentabilidade.
🌿Dar preferência para a compra de matéria-prima de empresas que também sigam os princípios da responsabilidade ambiental.
🌿Dar preferência, sempre que possível, para o uso de fontes de energia limpas e renováveis.
🌿Nunca adotar ações que possam provocar danos ao meio ambiente.

A coleta seletiva é fundamental!

🌿A coleta seletiva é importante para a redução dos impactos ambientais do consumo. Quando separamos o lixo facilitamos o seu tratamento e diminuímos as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta, incluindo a vida humana. Praticar a coleta seletiva é um dos pilares do consumo sustentável.

🌿A coleta seletiva exige que os descartes sejam separados em úmidos, secos, recicláveis e orgânicos. E dentro dessas categorias há subcategorias.

🌿Os recicláveis abrangem o alumínio, o papel, o papelão e alguns tipos de plástico, entre outros. Quando os materiais recicláveis são coletados e chegam às cooperativas, eles são separados minuciosamente para serem reaproveitados.

🌿Materiais perigosos como pilhas e objetos eletrônicos, quando descartados incorretamente, poluem o solo, a água e às vezes até mesmo o ar de maneira significativa.

Como vai seu consumo de papel?

Sabia que o brasileiro durante dois anos gasta, em média, uma arvore só consumindo papel sulfite⁉️

🌎Aí vão algumas dicas dicas de como economizar na hora da impressão:

🌳Ao invés de elaborar um memorando, imprimir, assinar e digitalizar, você pode substituir todo esse processo por um e-mail, também considerado documento oficial. Além de ajudar o meio ambiente, você evita perda de tempo e torna o processo mais eficiente;

🌳Utilize documentos Digitais – Se você puder manter apenas a versão on-line de um documento, para que imprimir? Reflita se a impressão é realmente necessária;

🌳Revise e imprima frente e verso – Evite erros nas impressões: releia atentamente o documento. Uma dica é sempre visualizar a impressão antes de imprimir.

🌳Reutilize como rascunho – Não jogue fora as folhas que já foram usadas. Reutilize o verso do documento para anotações ou faça um bloquinho de rascunhos.

E se abolíssemos os descartáveis?

Vamos reduzir o consumo de materiais descartáveis no dia a dia? 

🐠A cada ano, 8 milhões de toneladas de plástico são jogadas nos oceanos;

🐟O plástico representa hoje de 60% a 80% de todo o lixo oceânico, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU);

🦈Além dos problemas de decomposição, muitos desses materiais descartáveis são compostos de polipropileno e poliestireno, feitos a partir do refinamento do petróleo, recurso finito, que libera carbono durante a execução;

🦈A gente já disse, mas, vamos repetir. Para cada copo descartável produzido são usados 500ml de água, mais do que seria gasto para lavar um copo de vidro na pia.

🦞A Organização Mundial da Saúde (OMS) levantou alerta de que o poliestireno, ao serem submetidos ao calor, liberam o estireno, que é cancerígeno.

🦀Pensar em reduzir danos não é só abolir o canudinho de plástico e a sacolinha. Pense em desenvolvimento e pesquisa de plásticos compostáveis e biodegradáveis e a melhoria dos sistemas de coleta e reciclagem.

🥤O copo descartável é um dos grandes vilões para o meio ambiente. Já sabemos né amados💕

🍀 Quer 5 boas razões para você substituir copos descartáveis por canecas que durarão bem mais?

1️⃣ Infelizmente os copos descartáveis, não são biodegradáveis, ou seja, levam em média de 200 a 400 anos para se decomporem;

2️⃣ A redução na produção de copos descartáveis pode minimizar consideravelmente os impactos das mudanças climáticas;

3️⃣ Estudos da Abrelpe - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos indicam que no Brasil são consumidos 720 milhões de copos descartáveis por dia, significa que empilhados dariam uma volta e meia no planeta😳;

4️⃣ A produção dos copos leva 3 vezes mais água do que a simples limpeza de uma caneca. Uma boa lavadinha na caneca substitui o desperdício de em média 500ml a 3 litros de água, que seriam utilizados para fabricação de apenas 1 copo descartável. Isso sem falar que a produção do copo descartável gasta energia elétrica, água, petróleo, etc.

5️⃣ Uma caneca cabe no seu bolso ou mochila, é de fácil porte e são bem mais bonitinhas que os copos descartáveis!

Bóra lá adotar uma caneca?! 😉

#SUSTENTABILIDADEestaéaIDEIA


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/dia-mundial-do-meio-ambienterepense-seu-consumo