Dia do Gestor Ambiental

Dia do Gestor Ambiental

O Gestor Ambiental é um profissional capaz de analisar a relação entre o homem e o meio ambiente, garantindo o uso racional de recursos naturais, assim como a redução dos impactos ambientais decorrentes da exploração do homem.

Publicado em 19 de junho de 2017

A gestora do curso de Gestão Ambiental da Univiçosa, professora Cristiane Pires e estudantes em comemoração pelo Dia do Gestor Ambiental

Profa. Karine de Almeida Paula. Geógrafa. Mestre em Arquitetura e Urbanismo. Professora nos cursos de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental na Univiçosa.

No dia 17/06 comemora-se o Dia do Gestor Ambiental, um profissional tido como um administrador do meio ambiente, pois cabe a ele as decisões referentes à exploração dos recursos naturais e ao impacto de atividades produtivas ao meio ambiente. Dessa maneira, o Gestor Ambiental se caracteriza como um profissional capaz de analisar a relação entre o homem e o meio ambiente, garantindo o uso racional de recursos naturais, assim como a redução dos impactos ambientais decorrentes da exploração do homem.

O Curso Superior de Tecnologia (CST) em Gestão Ambiental da Univiçosa foi criado em 2007 e foi concebido a partir da compreensão da necessidade de profissionais que atendam a demanda local e regional. Neste contexto, a habilidade para lidar com pessoas, capacidade de comunicação, trabalho em equipe, liderança, negociação, busca de informações, tomada de decisão em contextos distintos são requisitos desenvolvidos no curso, considerados importantes para a atuação deste profissional.

De forma geral, as funções que competem ao tecnólogo em Gestão Ambiental são diversas, sendo elas: elaboração e implementação de planos de gestão ambiental, utilizando métodos e técnicas de gestão, especificamente nos processos de qualidade, controle da emissão de efluentes e resíduos sólidos; recuperação de áreas degradadas e avaliação de impactos ambientais; programas de educação ambiental; projetos envolvendo geoprocessamento; elaboração de políticas públicas e certificações ambientais.

Referente ao mercado voltado aos gestores ambientais, este tem se mostrado favorável, dada a demanda por profissionais para o exercício de atividades relacionadas à gestão ambiental e à sustentabilidade das empresas nas mais diversas estruturas organizacionais. Tal tendência deve se manter tendo em vista que o Brasil tem passado por um processo de desenvolvimento que exige qualidade em seus processos de gestão, principalmente na área ambiental, em decorrência de desastres que acabam por causar significativos impactos socioambientais.


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/dia-do-gestor-ambiental