Conheça o projeto: Engenharia Química em casa 

Conheça o projeto: Engenharia Química em casa 

Projeto de extensão busca aproximar a área da Química à comunidade em geral por meio de vídeos e conteúdos preparados para as redes sociais do curso da UNIVIÇOSA! 

Publicado em 06 de julho de 2021

Muitas pessoas mistificam a área da Química e da Engenharia Química, por não reconhecerem a aplicabilidade e a facilidade de se encontrar exemplos relacionados a estas áreas no seu cotidiano. Entretanto, o ensino e a aplicabilidade de Ciências não podem se restringir ao contexto escolar, que é um espaço formal de educação. Espaços informais, como a própria casa, constituem um ambiente de características únicas, que permitem uma abordagem lúdica e contextualizada das ciências. Acredita-se que, a partir do momento que a pessoa tem a oportunidade de vivenciar uma abordagem diferente do habitual, ser atuante e se divertir, a consolidação do conhecimento se dará de forma muito mais concreta e precisa.

Portanto, com o objetivo de aproximar, de forma criativa, a área da química à comunidade, em geral, foi desenvolvido o projeto de extensão Engenharia Química em Casa, que tem como objetivo principal, produzir vídeos e conteúdos para as redes sociais, com exemplos de experimentos simples e interessantes, que possam ser facilmente reproduzidos em casa, com a utilização de material alternativo e de baixo custo.

Acompanhe através de nosso Instagram oficial: @engquimicaunivicosa

O projeto é coordenado pela professora e engenheira química Fernanda Raquel Carvalho e conta com a participação de 4 discentes do curso de Engenharia Química da UNIVIÇOSA de diferentes períodos: Laura Aparecida Justino, Vitória Elis Monteiro Bicalho, Matheus Barbosa Bernardino, Maiara Cristina Gomes e Profa. Fernanda Carvalho. 

 

Desta forma, conceitos relacionados a conteúdos como Reação Ácido-Base, Eletroquímica (pilhas), Classificação dos Fluidos, Reações Orgânicas, Bombas Hidráulicas, entre outros, podem ser apresentados, de forma simples e objetiva.

Este projeto, proposto durante a pandemia do COVID-19, vai além do conhecimento, sendo também uma atividade de lazer e descontração, para ser realizada junto aos familiares, durante um momento tão delicado e que tem mantido as pessoas em casa por mais tempo.

Por: Fernanda Raquel Carvalho – Professora do curso de Engenharia Química da Univiçosa. 


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/conheca-o-projetoengenharia-quimica-em-casa