Como controlar as finanças das empresas?

Como controlar as finanças das empresas?

Uma empresa sólida é aquela que controla suas finanças, ou seja, seus recursos financeiros.

Publicado em 10 de outubro de 2018

Foto: Freepik

Ana Cláudia da Silva: Contadora, Especialista em Gestão de Pessoas, Mestranda em Economia Doméstica. Professora dos cursos de Administração, Gestão de Empresas (Processos Gerenciais) e Ciências Contábeis da Univiçosa

Uma empresa sólida é aquela que controla suas finanças, ou seja, seus recursos financeiros. Controlar não é uma tarefa fácil, pois depende muito de um planejamento financeiro, bem como o acompanhamento diário de contas, como por exemplo o caixa da empresa, as contas a receber, as contas a pagar, dentre outros.

Planejar, executar e controlar são funções administrativas e práticas essenciais para a continuidade de qualquer negócio e para isso o gestor financeiro deve estar preparado com as mudanças na economia, bem como lidar com vários tipos de riscos que o mercado apresenta.

O planejamento financeiro é uma ferramenta que possibilita o gestor a controlar todos os passos da empresa, pois ele dá a visão do fluxo de caixa disponível para a tomada de decisão de quaisquer investimentos. O planejamento consiste em conhecer todas as entradas de recursos financeiros oriundos das vendas ou prestação de serviços, bem como todas as saídas de recursos como pagamentos de salários, impostos, aluguel, dentre outras despesas. Os saldos entre as entradas e as saídas refletem a visão do fluxo de caixa de cada empresa e esse pode variar de um mês para o outro.

E para controlar as finanças das empresas e para alcançar uma excelente gestão, os empreendedores e gestores devem trabalhar com ferramentas capazes de auxiliar na tomada de decisão, mas alimentar esses controles com dados tempestivos fazem toda a diferença. As habilidades em classificar e conhecer bem as contas pode facilitar na interpretação dos resultados encontrados.


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/como-controlar-as-financas-das-empresas