Comissão Nacional de Ética em Pesquisa realiza visita de qualificação por webconferência à UNIVIÇOSA

Comissão Nacional de Ética em Pesquisa realiza visita de qualificação por webconferência à UNIVIÇOSA

 

Publicado em 25 de setembro de 2020

Membros do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP "Sylvio Miguel UNIVIÇOSA" participaram, em julho, da visita de qualificação realizada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP. A visita foi realizada por meio de uma webconferência.

A visita está inserida em uma ação conjunta da CONEP e do Ministério da Saúde que tem como objetivo promover o reconhecimento entre os comitês de ética em pesquisa e a CONEP, com o intuito de padronizar o trabalho administrativo dos comitês, além de fortalecer a análise ética e os CEP das instituições.

A webconferência contou com a participação do Reitor do Centro Universitário de Viçosa - UNIVIÇOSA, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues; da coordenadora do CEP “Sylvio Miguel UNIVIÇOSA”, professora Flávia Xavier Valente; da vice-coordenadora do CEP “Sylvio Miguel UNIVIÇOSA”, professora Eliangela Saraiva Oliveira Pinto; da funcionária técnica-administrativa, Roseane Galvão; da representante dos usuários, Marcela Quaresma e representantes da CONEP.

  

Este Projeto de Qualificação é uma ação de ensino e aprendizagem conjunta da Conep-CNS e do Ministério da Saúde, em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), por meio do Hospital Moinhos de Vento, cujo objetivo é educar e promover o alinhamento entre os Comitês de Ética em Pesquisa e a Conep, com o intuito de padronizar o trabalho administrativo dos Comitês, fortalecer a análise e discussão ética, bem como os CEP em suas respectivas instituições.   

 

A visita por webconferência contou com uma capacitação virtual com todos os membros do CEP “Sylvio Miguel – UNIVIÇOSA” e a representante de usuários. Foram realizadas apresentações temáticas sobre questões relevantes aos Sistema CEP/Conep e fechamento de atividade com sugestões de alternativas para melhorias no trabalho desenvolvido.

“A visita demonstrou o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo CEP Sylvio Miguel para a CONEP e o empenho de seus membros no desenvolvimento das análises dos projetos que passam pelo Comitê", destacou a coordenadora, professora Flávia Xavier Valente.


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/comiao-nacional-de-etica-em-pesquisa-realiza-visita-de-qualificacao-por-webconferencia-a-univicosa