Centro Acadêmico de Engenharia Química (REAGIR) realizou a palestra “Tratamento e controle de qualidade de água para consumo humano” 

Centro Acadêmico de Engenharia Química (REAGIR) realizou a palestra “Tratamento e controle de qualidade de água para consumo humano” 

Palestra foi realizada no último dia 17! 

Publicado em 25 de junho de 2021

O Centro Acadêmico de Engenharia Química REAGIR do Centro Universitário de Viçosa - UNIVIÇOSA realizou, no dia 17 de junho de 2021, a palestra “Tratamento e controle de qualidade de água para consumo humano” que contou com a participação de 18 pessoas. Tal palestra foi ministrada por Roberta Condé de Assis, Bacharela em Química pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, Mestra e Doutoranda em Química Analítica pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Inicialmente, a palestrante apresentou as maneiras que a água pode ser coletada, de forma superficial ou subterrânea, até chegar às Estações de Tratamento de Água (ETA’S), onde a água passa por várias etapas de tratamento, que será mais complexo dependendo das impurezas existentes nela. Assim, Roberta explicou sobre as etapas do processo convencional (coagulação/floculação, decantação, filtração e cloração/fluoretação) e sobre alguns procedimentos que podem ser necessários no controle da água, como análises físico-químicas (correção de pH, determinação de íons cloreto, turbidez) e controle microbiológico para identificação de coliforme totais e Escherichia coli (E. coli).

Com todos os processos realizados e resultados obtidos, Roberta afirmou que esses são analisados para verificar se a água tratada possui potabilidade de acordo com a legislação que dispõe sobre os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano. Por fim, ela trouxe uma curiosidade quanto aos gastos envolvidos nas ETA’S e a agilidade necessária nos processos para que haja vazão da água tratada para a população.

Dessa forma, a palestra foi muito enriquecedora, pois permitiu ao público conhecer mais sobre os procedimentos envolvidos no tratamento da água bruta até atingir os parâmetros de potabilidade e, assim, poder ser distribuída para a população. Foi possível analisar também aplicações de alguns conteúdos de disciplinas da grade do curso de Engenharia Química como: correção de pH, titulação, análise das perdas de carga envolvidas no processo, métodos de separação de misturas etc., e com isso observar o quanto são importantes e necessários para as mais diversas áreas


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/centro-academico-de-engenharia-quimicareagirrealizou-a-palestratratamento-e-controle-de-qualidade-de-agua-para-consumo-humano