CEJUSC inaugura segundo Posto de Atendimento Pré-Processual em Viçosa

CEJUSC inaugura segundo Posto de Atendimento Pré-Processual em Viçosa

O primeiro PAPRE de Viçosa, que funciona na Unidade 2 da Univiçosa, foi criado em 2018. Desta vez, a inauguração aconteceu no Departamento de Direito da UFV.

Publicado em 12 de julho de 2019

Na manhã de quinta-feira (12/06), foi inaugurado o 2º Posto de Atendimento Pré-Processual (PAPRE) de Viçosa, que vai funcionar no Departamento de Direito da Universidade Federal de Viçosa. A primeira Unidade do Posto realiza atendimentos desde agosto de 2018, na Univiçosa. A experiência tem sido positiva, já que a implantação do PAPRE possibilitou a ampliação do atendimento, disponibilizando à população serviços já prestados no Fórum por meio do CEJUSC, e na Unidade 2 da Univiçosa, por meio do Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (SEAJUG).

Compuseram a mesa de honra da solenidade de inauguração do PAPRE (da esquerda para a direita) Diretor Geral da Univiçosa, professor Evaldo Zeferino Rodrigues; Diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Odemir Baéta; Juíza Diretora do Foro, Daniele Viana da Silva Vieira Lopes; Reitora em exercício, Rejane Nascentes; Juíza Coordenadora do CEJUSC, Giovanna Travenzolli de Abreu Lourenço; representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Vanja Honorina Aguiar Albino e a coordenadora do PAPRE na UFV, professora Débora Fernandes Pessoa Madeira.

Representando a Univiçosa, também estiveram presentes o Diretor Administrativo-Financeiro, Mateus Mendonça Vieira; o Gestor do curso de Direito, Mário Monteiro de Castro Neto; o professor do curso de Direito e Coordenador do Mestrado da Univiçosa, Rafael Pacheco; e a Assistente Jurídica do CEJUSC, Patrícia de Souza Faria Lima.

O gestor do curso de Direito da Univiçosa, professor Mário Monteiro, explicou que o Posto de Atendimento Pré-Processual é um modelo proposto pelo Conselho Nacional de Justiça, a fim de que todos os processos que puderem passar por uma tentativa de conciliação pré-processual, o façam. Segundo a assistente jurídica do CEJUSC, Patrícia de Souza Faria Lima, o PAPRE pode realizar audiências de conciliação e mediação extraprocessuais, além de orientar a população. Desse modo, antes de procurar a justiça, o cidadão pode comparecer às unidades do Posto de Atendimento para ser previamente orientado.

O Diretor Geral da Univiçosa, professor Evaldo Zeferino Rodrigues, ressaltou a importância do CEJUSC e da criação de duas Unidades do PAPRE em Viçosa para atender toda a sociedade, sobretudo na democratização do acesso à Justiça através dos métodos de conciliação e mediação de conflitos. O Diretor reiterou, ainda, o compromisso da Univiçosa no atendimento à comunidade e no exercício das diversas faces do Direito na formação de profissionais qualificados e preparados para as demandas da sociedade.

Sobre o CEJUSC

Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania são unidades do Poder Judiciário que concentram a realização das audiências e sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais, bem como o serviço de atendimento e orientação ao cidadão.

A Univiçosa, através do curso de Direito, é parceira do TJMG na criação e manutenção do CEJUSC de Viçosa e de Visconde do Rio Branco.

Em Viçosa, o CEJUSC foi implantado em 19 de agosto de 2013 e funciona no Fórum: Rua Gomes Barbosa, 865, sala 105. Em Visconde do Rio Branco, a implantação do CEJUSC ocorreu em 26 de agosto de 2015, no Fórum Doutor Carlos Soares de Moura: Rua Eugênio de Melo, 1585, Barra dos Coutos.


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/cejusc-inaugura-segundo-posto-de-atendimento-pre-proceual-em-vicosa