Alunos fazem visita técnica a Casa de Saúde Padre Damião

Alunos fazem visita técnica a Casa de Saúde Padre Damião

A CSPD é referência na atenção a diversos serviços na saúde, atuando na área de reabilitação e cuidados ao idosos

Publicado em 08 de dezembro de 2017

Alunos durante a visita

Na quarta-feira, 29 de novembro, como estratégia de ensino-aprendizagem da disciplina Enfermagem na Atenção a Saúde do Adulto e Idoso II, do curso de Enfermagem da Univiçosa, alunos, orientados pela Professora Alessandra Santos de Paula realizaram visita técnica à Casa de Saúde Padre Damião, em Ubá/MG.

A Casa de Saúde Padre Damião (CSPD) foi criada em 1945. A princípio recebeu o nome de Leprosário Padre Damião, uma homenagem ao belga Joseph de Veuster, nome de batismo do Padre Damião. A CSPD era vinculada a Fundação Estadual de Assistência Leprocomanial (FEAL) e passou para a FHEMIG em 1977, ano da criação da Fundação.

A CSPD é referência na atenção a diversos serviços na saúde, atuando na área de reabilitação e cuidados ao idosos.  É um centro de referência em atendimento a hanseníase e presta serviço de saúde aos usuários do SUS da microrregião de Ubá. Também é uma unidade regionalizada de referência em fisioterapia e reabilitação. 

“A visita foi muito rica em aprendizado, tanto na parte assistencial como humano. Casa de Saúde é um complexo assistencial na saúde e social, com atuação multiprofissional que atende não só a comunidade residente, como seu micro e macrorregião assistencial”, salientou Alessandra Santos.


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/alunos-fazem-visita-tecnica-a-casa-de-saude-padre-damiao