Alunos do Curso de Engenharia Química fazem Visita Técnica à Ponte Nova Papéis

Alunos do Curso de Engenharia Química fazem Visita Técnica à Ponte Nova Papéis

A visita técnica à Ponte Nova Papéis permitiu que os alunos aprimorassem seus conhecimentos sobre o processo de produção de papel adquiridos na disciplina de Processos Orgânicos Industriais.

Publicado em 10 de abril de 2019

No dia 05 de abril, foi realizada visita técnica à fábrica Ponte Nova Papéis, em Ponte Nova - MG, com os alunos do curso de Engenharia Química da Univiçosa. A visita foi coordenada pela Professora Manoela Maciel dos Santos Dias.

A fábrica Ponte Nova Papéis produz em média 140 toneladas/dia de papel reciclado, incluindo papel capa e papel miolo, com rendimento de aproximadamente 89%. Inicialmente os alunos assistiram uma palestra ministrada pelo Analista de Sistema de Gestão Ambiental Samuel Ladislau, sobre as normas de segurança, o histórico da empresa e as etapas gerais do processo de fabricação de papel reciclado. 

Posteriormente foi possível visualizar as etapas de fabricação do papel, desde o estoque da matéria-prima (papel refile e papel ondulado), desagregação das aparas, depuração da massa, refinação, formação da folha, secagem e acabamento, até o rebobinamento final. As análises de controle de qualidade realizadas pela empresa são gramatura, umidade, porosidade, resistência à absorção de líquidos, resistência ao esmagamento e etc. Além disso, foi possível visitar a unidade de tratamento de efluentes, sendo que o resíduo sólido é destinado ao aterro industrial da própria indústria.


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/alunos-do-curso-de-engenharia-quimica-fazem-visita-tecnica-a-ponte-nova-papeis