Alunos de Medicina Veterinária realizam visita técnica

Alunos de Medicina Veterinária realizam visita técnica

Os destinos da vez foram os municípios mineiros Inhaúma e Carmo do Paranaíba, onde os estudantes puderam conhecer um pouco mais da vivência prática da bovinocultura. 

Publicado em 05 de novembro de 2019

Os alunos do 6º período do curso de Medicina Veterinária realizaram uma viagem técnica juntamente com os Professores Pedro Carvalho, responsável pela disciplina de Produção e Doença de Bovinos, e o Professor Carlos Pellegrino, responsável pela disciplina de Reprodução Animal.

  

A visita técnica ocorreu em três propriedades na área de bovinocultura, que são referência nacional no setor: a primeira propriedade foi a Fazenda Querença, localizada no município de Inhaúma-MG. A propriedade é referência na produção de bovinos de corte de elite da raça Brahman, e bovinos de corte de outras raças em sistemas de confinamento e pastagens, sendo a área total da fazenda de aproximadamente 5.000 hectares. Durante a visita foram discutidos tópicos relacionados ao planejamento técnico e econômico da propriedade. A propriedade possui ainda uma central de transferência de embriões e realização de fertilização in vitro.

A segunda propriedade visitada no município foi a fazenda São João – True Type, sendo atualmente, a sétima maior produtora de leite no país, onde são produzidos mais de 44.000 litros de leite diariamente. Nesta visita, foram abordados tópicos relacionados ao manejo nutricional dos animais, e principalmente, ao manejo a instalação onde as vacas permanecem por ser um sistema de free stall, com sistema de controle de temperatura através da ventilação cruzada. Este tipo de sistema é capaz de reduzir os efeitos de estresse pelo calor nos animais, resultando em aumento da produção de leite.

A última propriedade visitada foi a Granja leiteira – Eudes Braga, no município de Carmo do Paranaíba –MG. A propriedade apresenta alta produção de leite por animal, em função de um manejo altamente eficiente e bom controle de índices relacionados ao volume e a qualidade do leite produzidos. Toda esta preocupação ocorre em função de toda produção de leite ser direcionada para produção de queijo minas artesanal na propriedade, sendo produzidos diariamente 1000 kg de queijo de alta qualidade.

A visita técnica foi extremamente importante para todos os alunos tivessem a oportunidade de visualizar na prática todos os assuntos discutidos dentro da sala de aula. O conhecimento de diferentes sistemas de produção animal permitiu também aos alunos aumentar o ponto de vista crítico sobre a produção e reprodução de bovinos, facilitando cada vez mais o aprendizado sobre os tópicos discutidos.

O curso de Medicina Veterinária da Univiçosa agradece às propriedades que abriram as porteiras para receber nossos alunos e contribuir para a formação profissional de cada um. Com certeza foi uma experiência e um aprendizado incrível para todos.


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/alunos-de-medicina-veterinaria-realizam-visita-tecnica