Alunos de Fisioterapia participam da 11° Conferência Municipal de Saúde

Alunos de Fisioterapia participam da 11° Conferência Municipal de Saúde

O evento sediado na Universidade Federal de Viçosa, reuniu a comunidade local, alunos e profissionais da área da saúde.

Publicado em 16 de abril de 2019

Auditório da BBT durante evento.

No último sábado (13), foi realizada a 11° Conferência Municipal de Saúde, na biblioteca central da Universidade Federal de Viçosa. No fórum público, que acontece a cada 4 anos, a população tem a possibilidade de sentar com trabalhadores e gestores públicos para conversar sobre a saúde de sua região e juntos analisarem o serviço de saúde do município.

É uma oportunidade também para conhecer melhor o SUS, lutar pela sua permanência e melhoria bem como compreender seus princípios e desafios. Nas Conferências de Saúde são construídas propostas para as políticas de saúde municipais, estaduais e nacionais. É uma forma de fortalecer a saúde como direito de cidadania.

Antes do encontro, cada bairro ficou responsável por realizar uma Pré-Conferência. Em Silvestre, os alunos do 9° período de Fisioterapia, juntamente com a coordenação da Unidade Básica de Saúde local e a preceptora de estágio, Natália Lima, organizaram o evento onde aproximadamente 60 pessoas estiveram presentes. Inicialmente, foi realizado uma apresentação da Pré-Conferência com seus objetivos a fim de que necessidades e melhorias fossem levantadas pelos participantes da comunidade. A seguir, foi realizada uma dinâmica para interação e união do grupo. Posteriormente, foi explicado aos participantes os princípios e diretrizes do SUS, espaço esse onde os presentes puderam se pronunciar a respeito das práticas dos serviços prestados nas UBS. As discussões seguiram nos demais bairros, até a data da Conferência Municipal.  Os alunos do 3º período do curso de Fisioterapia também participaram da Pré-Conferência do Bairro Violeira, acompanhados da Professora e Gestora do Curso de Fisioterapia, Sílvia Morais.

As temáticas foram baseadas nos três eixos de estudo desse ano: SUS como direito, Princípios do SUS e Financiamento do SUS. Foram construídas propostas para as políticas de saúde municipais que serão encaminhadas também para as estaduais e nacional.

“A Conferência foi importante para nós, estagiários da fisioterapia, porque nos motiva a conhecer melhor o programa do SUS, seus princípios e o direito de toda a população, foi uma experiência muito boa’’, destacou a aluna de Fisioterapia, Kênia Aparecida Silva Moreira.

Sobre o avento que antecede a Conferência, a também aluna Letícia da Costa Rodrigues pontuou: “A Pré-Conferência foi muito importante, pois deu uma ideia geral de como a Conferência Municipal seria na íntegra, dando um tempo significativo para os usuários pensarem o que eles levariam de sugestões para mudanças na saúde do município”.

A aluna Mariana Duarte finalizou, dizendo que a 11ª Conferência Municipal foi uma grande oportunidade de entender na prática o que é o SUS e também de dar sua contribuição na construção de propostas para políticas de saúde efetivas às necessidades da população.  

“Colocar o aluno no campo da prática profissional, entendendo a importância do SUS para a saúde da população, torna-o crítico e reflexivo sobre como deverá agir e se posicionar como cidadão e profissional na defesa de uma saúde usuário centrada, ou seja, que atende as necessidades físicas, mentais e sociais de seus futuros pacientes”, complementou a gestora de Fisioterapia, Sílvia Morais.


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/alunos-de-fisioterapia-participam-da-conferencia-municipal-de-saude