Alunos de Engenharia Ambiental visitam duas minerações de ouro no Quadrilátero Ferrífero

Alunos de Engenharia Ambiental visitam duas minerações de ouro no Quadrilátero Ferrífero

O objetivo principal das visitas foi visualizar a aplicação dos conceitos de geologia estudados previamente

Publicado em 16 de abril de 2018

Mina subterrânea desativada na cidade de Mariana

Os alunos do terceiro período noturno do curso de Engenharia Ambiental visitaram duas minerações de ouro no Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais. A primeira visita foi na mina a céu aberto, Mina Córrego do Sítio, em Santa Bárbara de posse da Mineração Anglo Gold Ashanti. E, a segunda uma mineração subterrânea desativada em Mariana. As visitas foram conduzidas pela Engenheira Ambiental Luana Cláudia Pereira, professora da disciplina Geologia Aplicada à Engenharia Ambiental e aconteceu no última quarta-feira (11).

O objetivo principal das visitas foi visualizar a aplicação dos conceitos de geologia estudados previamente. Na mineração a céu aberto foi possível identificar em campo, estruturas geológicas aprendidas em sala de aula e como estas interferem e/ou direcionam a exploração do minério de ouro. Além disso, a equipe de meio ambiente da Anglo Gold Ashanti fez uma apresentação de todo o sistema de gestão ambiental empregado na empresa, desde a fase de licenciamento ambiental até a recuperação de áreas degradadas.

Já na mineração desativada além da identificação das estruturas geológicas no interior da mina subterrânea foi possível conhecer uma área de exploração com pouca utilização de equipamentos modernos, já que a mina está desativada há cerca de 30 anos. E, ainda, avaliar a efetividade do uso turístico que foi empregado no local como uso pós mineração. As visitas buscaram estreitar a relação entre o conhecimento teórico e prático.

Mina a céu aberto na cidade de Santa Bárbara


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/alunos-de-engenharia-ambiental-visitam-duas-mineracoes-de-ouro-no-quadrilatero-feifero