Alunos de Engenharia Ambiental apresentam Projeto Urbano 

Alunos de Engenharia Ambiental apresentam Projeto Urbano 

Todas as propostas foram apresentadas em forma de seminários, com o objetivo de socialização das ideias e propostas

Publicado em 21 de julho de 2016

Alunos do 9º período do curso de Engenharia Ambiental (diurno e noturno), orientados pela professora Karine Almeida, na disciplina “Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano” desenvolveram ao final do semestre um projeto de intervenção ambiental a fim de conciliar o crescimento urbano e o meio ambiente. Para o desenvolvimento do trabalho os alunos utilizaram os diversos conceitos abordados na disciplina ao longo do semestre e tiveram a oportunidade de refletir sobre a conciliação entre o espaço urbano e as questões ambientais.

O projeto foi dividido em duas etapas e na primeira foi realizada uma análise na escala municipal (urbana). Cada grupo ficou responsável pela representação de uma cidade, foram desenvolvidas maquetes e/ou mapas para facilitar o entendimento acerca da morfologia física e urbana da cidade estudada. Ainda na primeira etapa, os grupos apresentaram propostas de intervenção ambiental a partir dos estudos da conformação física e urbana.

Na segunda etapa os grupos de cidades vizinhas se reuniram e desenvolveram propostas a nível regional, abarcando dois municípios. Tais propostas também envolveram o meio urbano e questões ambientais.

Segundo Karine Almeida o projeto se mostrou como uma oportunidade interessante para que os alunos refletissem sobre a sua atuação profissional, como futuros Engenheiros Ambientais frente as questões mais emblemáticas envolvendo as cidades brasileiras. “Da mesma maneira, a proposta de trabalho teve como objetivo a interdisciplinaridade, ao incentivar os alunos a refletirem o projeto a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso mediante as disciplinas cursadas”.

Todas as propostas foram apresentadas em forma de seminários, com o objetivo de socialização das ideias e propostas.


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/alunos-de-engenharia-ambiental-apresentam-projeto-urbano