Alunos da Univiçosa visitam a sede do IGAM

Alunos da Univiçosa visitam a sede do IGAM

O objetivo principal da visita foi conhecer as atividades desempenhadas pelo órgão mineiro e seu papel na implementação das Política Nacional e Estadual de Recursos Hídricos

Publicado em 11 de outubro de 2018

Os alunos do curso de Engenharia Ambiental visitaram a sede do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) na cidade Administrativa em Belo Horizonte. O IGAM faz parte da Sistema Estadual de Meio Ambiente e cuida de todos os assuntos relacionados à água (Agenda Azul) do estado de Minas Gerais. A visita aconteceu na sexta-feira (5).

O objetivo principal da visita foi conhecer as atividades desempenhadas pelo órgão mineiro e seu papel na implementação das Política Nacional e Estadual de Recursos Hídricos, bem como visualizar os desafios e as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia para cumprimento de suas funções.

A visita foi coordenada pela professora Luana Pereira (Engenheira Ambiental), e fez parte do conteúdo programático da disciplina Gestão de Recursos Hídricos, ministrada para os alunos do 8º período do curso.

Foram apresentadas diversas palestras pelos técnicos do IGAM que abrangeram desde procedimentos de como regularizar o uso dos recursos hídricos pelos usuários, como o órgão lida com conflitos pelo uso da água e, também, como são realizados diversos monitoramentos de qualidade e quantidade de água e, ainda, como é realizado o monitoramento meteorológico pelo órgão.

Durante a visita, também, foi possível visitar a sala de monitoramento meteorológico do IGAM onde foi apresentado todo o procedimento de previsão de tempo realizado diariamente pelo órgão. Observou-se que a previsão é realizada com base em informações obtidas por alguns meios tais como os satélites e os radares, todavia, sempre é necessário a presença de um profissional capacitado para fazer a interpretação dos dados obtidos.

Por fim, tem-se que a visita foi extremamente relevante para os estudantes pois estreitou a relação entre o conhecimento teórico e prático.


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/alunos-da-univicosa-visitam-a-sede-do-igam