Alunos da Univiçosa visitam a Santa Casa de Juiz de Fora

Alunos da Univiçosa visitam a Santa Casa de Juiz de Fora

Os acadêmicos do 7º período de Enfermagem puderam conhecer as dinâmicas hospitalares.

Publicado em 10 de abril de 2019

Alunos durante vista à Santa Casa de Juiz de Fora - MG.

No dia 02 de abril de 2019, alunos do sétimo período do curso de Enfermagem da Univiçosa realizaram visita técnica à Santa Casa da misericórdia de Juiz de Fora, o primeiro hospital da cidade a receber o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na instituição.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para promover, proteger e apoiar a amamentação. Foi incorporada pelo Ministério da Saúde como ação prioritária em 1992 e, desde então, com o apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, vem capacitando profissionais, realizando avaliações e estimulando a rede hospitalar para o credenciamento.

Para que a instituição hospitalar se torne “Amiga da Criança”, é preciso estabelecer um padrão de excelência no atendimento à mãe e à criança, reduzir em até 90% os índices de infecções clínicas das crianças, incentivar o aleitamento materno e o parto normal, dentre outras ações.
O SAAM foi um dos setores que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, travando contato com a equipe multiprofissional que atua no serviço. O grupo visitou as instalações, viu de perto a rotina e as ações desenvolvidas pela equipe de Enfermagem, enfatizando a capacitação dos prestadores de serviços e pacientes. O Alojamento Conjunto (AC) também foi incluído na atividade prática, na qual os alunos apreciaram de maneira positiva as ações de Enfermagem, que são desenvolvidas com metodologia sistematizada e informatizada, com destaque para o posto de coleta de leite materno. Outro setor visitado foi a pediatria, incluindo a apreciação das enfermarias pediátricas para lactentes e escolares, a rotina e as ações com o paciente pediátrico.

Sobre a visita técina, o Gestor do curso de Enfermagem, Leonardo Santana, comenta: "Experiências como esta fazem toda a diferença no aprendizado do aluno. A Santa Casa de misericórdia de Juiz de Fora, é uma instituição acreditada e credenciada como Hospital Amigo da Criança, e já virou tradição no ensino clínico do curso de Enfermagem essa parceria, que contribuem decisivamente para uma formação de qualidade e excelência."

A visita é parte da aplicação metodológica da disciplina “Enfermagem na Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente II”, visando integrar alunos, professor e profissionais enfermeiros, alcançando o intuito de promover ensino com metodologia ativa e diversificada. O trabalho prático foi planejado pela professora Eliangela Saraiva Oliveira Pinto, com apoio e contribuição da equipe do Hospital Amigo da Criança da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/alunos-da-univicosa-visitam-a-santa-casa-de-juiz-de-fora