Aluno de Psicologia ministra palestras sobre Setembro Amarelo

Aluno de Psicologia ministra palestras sobre Setembro Amarelo

O estudante João Victor Ribeiro conversou com jovens dos municípios de Ponte Nova, São Miguel do Anta, Araponga e Santa Cruz do Escalvado. 

Publicado em 15 de outubro de 2019

No mês de Setembro o curso de Psicologia da Univiçosa realizou uma série de ações que faziam parte da Campanha Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio. O movimento é mundial e ocorre no Brasil desde 2014; escolhido para acontecer no nono mês do ano, pois o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e foi trazido ao Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).  

Uma dessas ações foi realizada pelo aluno do 6º período, João Victor Ribeiro, onde o estudante ministrou cerca de 19 palestras em 4 cidades diferentes atingindo mas de 2500 pessoas. João Victor falou para jovens de Ponte Nova, São Miguel do Anta, Araponga e Santa Cruz do Escalvado.

                                    
    

Os temas das palestras abarcam diversas linhas de suma importância tratadas pela Psicologia, como: Como surgiu a campanha; Dados internacionais e nacionais; Suicídio: um tabu; Maneiras incorretas que lidamos com a depressão; Como não se comunicar e como se comunicar com alguém que precisa de ajuda; Empatia; Resiliência.

De acordo com João Victor: “A temática ainda é considerada um grande tabu e infelizmente vem acometendo cada vez mais vítimas em nosso país e no mundo. Foi então que, no ano de 2017, resolvemos iniciar uma campanha que alcançasse também grande parte da comunidade do entorno de Viçosa. Falar sobre prevenção ao suicídio e representar o curso e Psicologia da Univiçosa para tantos jovens é muito gratificante.”


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/aluno-de-psicologia-ministra-palestras-sobre-setembro-amarelo