Alunas de Enfermagem da Univiçosa foram convocadas para atuar no enfrentamento da COVID-19 por meio do Programa “Brasil Conta Comigo”

Alunas de Enfermagem da Univiçosa foram convocadas para atuar no enfrentamento da COVID-19 por meio do Programa “Brasil Conta Comigo”

 

Publicado em 03 de agosto de 2020

Uma das medidas adotadas pelo Governo Federal brasileiro para o enfrentamento da pandemia no país foi o Programa “Brasil Conta Comigo”, que convoca estudantes da área da saúde que estejam cursando o último ano da graduação. Os alvos são graduandos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia.

Com esta proposta do Ministério da Saúde, que está m vigor desde o mês de abril, o maior objetivo é atuar de modo intensivo no enfrentamento da COVID-19 no país, proporcionando um reforço maior ao Sistema Único de Saúde (SUS). A convocação temporária atua principalmente em áreas mais distantes e com sistemas precários de saúde, como comunidades ribeirinhas e comunidades remanescentes de quilombos.

Além de ajudar o país no combate de uma doença tão perigosa e fatal, os estudantes também receberão bonificações: reconhecimento de estágio supervisionado, pontuação em programas de residência e pagamento de bolsas de estudo.

As alunas convocadas

Duas alunas do curso de Enfermagem da Univiçosa foram selecionadas para o Programa e estão atuando no Hospital Arnaldo Gavazza, no município de Ponte Nova – MG.

A estudante Fernanda Amaral, que está cursando o último ano do curso, deixou o seu depoimento sobre como tem sido a sua experiência e o quão gratificante é poder contribuir com a intensificação do combate à pandemia:

“O programa ‘Brasil Conte Comigo’ facilitou muito para nós estudantes realizarmos nosso estágio nesta época tão difícil para o mundo. Hoje, digo que atuar no combate à COVID-19 tem sido uma experiência única! O estágio trouxe significativas contribuições para o nosso saber e foi uma possibilidade de amadurecimento tanto pessoal quanto profissional. Só quero agradecer ao hospital Arnaldo Gavazza pela oportunidade. À equipe de Enfermagem, à minha supervisora Josilene, aos colaboradores da recepção e da farmácia do Pronto Socorro, e à Sabrina do serviço geral, muito obrigada pela recepção”. 

A estudante Rosângela Santana, também do último período, deixou o seu depoimento:

"Estamos enfrentando uma pandemia na qual o conhecimento faz toda a diferença. Poder participar deste momento a fim de salvar vidas e combater a doença tem sido uma grande forma de aprendizado e fundamental para o meu crescimento profissional”.

Ver os nossos estudantes atuando na linha de frente para amenizar os efeitos da pandemia e salvar vidas é, no mínimo, um orgulho e uma grande satisfação.

A Univiçosa parabeniza as alunas pela formação, pela seleção e pela coragem! Acreditamos veemente que a pandemia só terá fim porque os profissionais da saúde e pesquisadores da área têm trabalho de forma assídua e focada em salvar vidas.


Fonte: https://www.univicosa.com.br/uninoticias/noticias/alunas-de-enfermagem-da-univicosa-foram-convocadas-para-atuar-no-enfrentamento-da-covid-19-por-meio-do-programabrasil-conta-comigo