SIMPAC

Simpósio de Produção Acadêmica

SIMPAC - Univiçosa | Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa - SIMPAC
SIMPAC

Anais do SIMPAC

Em meados de outubro de 2008, reuniram-se o então Gestor do curso de Fisioterapia, Célber Renê Limonge, o Professor Rogério Pinto e os alunos do curso de Fisioterapia Rita de Cassia Almeida e André de Jesus. Esses dois alunos traziam as inquietações por novos saberes de além da sala de aula, mas aqueles das pesquisas científicas e dos eventos de congraçamento dos saberes nas diversas áreas. Estava dado o pontapé inicial para a criação do SIMPAC-UNI, Simpósio de Produção Acadêmica da Univiçosa, um evento de caráter científico institucional.

Desde o início das atividades acadêmicas da Univiçosa, as semanas, jornadas, ciclos de palestras e outros eventos dos cursos já aconteciam, entretanto, não havia um evento maior, de caráter institucional. Foi então proposta uma data para que isso acontecesse e criada uma comissão para organizar o evento.

Painéis expostos pelos corredores, salas lotadas e auditórios tomados de acadêmicos ávidos pelos conhecimentos trazidos por especialistas convidados, e por professores da própria Faculdade. Este foi o cenário visto no dia 27 de maio de 2009, durante o I SIMPAC-UNI (Primeiro Simpósio de Produção Acadêmica).

Desde seu lançamento, o evento atraiu a atenção de estudantes da própria Instituição e de fora. Houve inúmeras solicitações de alunos de outras faculdades naquele momento, que queriam inscrever trabalhos, mas apenas os da própria Faculdade tiveram esse privilégio. Assim começaram as atividades deste que se tornou o maior evento científico da Univiçosa. Inicialmente com 75 trabalhos inscritos, e 45 apresentados, o SIMPAC amadureceu, e vem recebendo em suas últimas edições mais de uma centena de trabalhos, de alunos da própria Univiçosa e de instituições como a UFV (Universidade Federal de Viçosa), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e IFET (Instituto Federal de Tecnologia) de Rio Pomba.

Com a criação do NUPEX (Núcleo de Pesquisa e Extensão), o evento passou a ser coordenado por este Nucleo, aumentando cada vez mais as possibilidades de integração e divulgação de todos os fomentos à pesquisa, extensão e ensino dentro da Univiçosa. Dentro da programação do SIMPAC constam eventos dos comitês de ética, oficinas de iniciação à docência para discutir as monitorias, coordenadas pelo NAP (Núcleo de Apoio Psicopedagógico), evento para apresentação de práticas em extensão universitária, além de palestras, oficinas, apresentações de trabalhos em seções pôster e oral.

Ao completar seu oitavo ano consecutivo, o SIMPAC cresceu juntamente com a vontade dos alunos em produzir e fazer ciência. Assim, por meio de Ato Institucional, o SIMPAC ocorre no segundo semestre, em dia específico de outubro, quando a Univiçosa intensifica suas atividades por meio de uma programação científica intensa, nos três turnos letivos, contemplando as práticas em pesquisa ensino e extensão. Toda a produção científica do SIMPAC está publicada em revista própria dos anais, periódico de importante disseminação dos saberes aqui apresentados.

Fonte: https://www.univicosa.com.br/pesquisa/simpac