CEUA

Comitê de Ética no Uso de Animais

CEUA - Univiçosa | Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa - CEUA
CEUA

Repositório de Arquivos do CEUA

CEUA - Comitê de Ética no Uso de Animais

O Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Univiçosa é um órgão independente que tem por finalidade avaliar os aspectos éticos relacionados à utilização de animais para ensino e pesquisa, em conformidade com as determinações da Lei Federal nº 11.794, de 08 de outubro de 2008, que regulamenta o uso científico de animais, assim como legislação que lhe complementa.

Criada em dezembro de 2010, passou por uma nova nomeação dos membros em 2015, uma reestruturação para atender novas legislações em 2017 e teve seu credenciamento novamente submetido e aceito pelo CONCEA em 2018.

O CEUA destina-se a fazer a revisão ética de toda e qualquer proposta de atividade científica ou educacional que envolva a utilização de animais vivos não humanos, essencialmente de grupos vertebrados, sob a responsabilidade da instituição, seguindo e promovendo as diretrizes normativas nacionais e internacionais para pesquisa e ensino envolvendo tais animais

CEUA - Comitê de Ética no Uso de Animais

É dever primordial do CEUA a defesa do bem-estar dos animais em sua integridade, dignidade e vulnerabilidade, assim como zelar pelo desenvolvimento da pesquisa e do ensino segundo elevado padrão ético e acadêmico.

Antes de qualquer atividade envolvendo um animal, o pesquisador ou professor deverá encaminhar a sua proposta ao CEUA, com a ciência de seu superior hierárquico, e só poderá iniciar a pesquisa ou atividade educacional envolvendo animais após a avaliação do Comitê, apresentada em parecer.

CEUA - Comitê de Ética no Uso de Animais
CEUA - Comitê de Ética no Uso de Animais

Utilização de Animais não vivos deve obedecer a legislação e os regulamentos nacionais em vigor, além de ser compatível, com as normas éticas do regimento interno do CEUA.

Todo projeto de pesquisa ou ensino que envolva a participação direta de animais de experimentação, somente se iniciará após apreciação e aprovação pelo CEUA.

Atendimento CEUA

  • Professora Ludmila Souza Fernandes
  • Núcleo de Pesquisa e Extensão, Sala da CEUA/Univiçosa
  • Segunda a sexta-feira das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 21:00

Fonte: https://www.univicosa.com.br/pesquisa/ceua