Univiçosa | Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa

Formação

Tecnólogo

Duração

4 Períodos

Turno

Noite

Vagas Anuais

50

A Univiçosa forma gestores aptos para agir gerencialmente na administração e geração de negócios, tendo seu foco direcionado para atividades inerentes às empresas de qualquer porte.

O processo de ensino-aprendizagem desenvolve ações como o desenvolvimento de habilidades para atuar em equipe de forma interativa, em prol dos objetivos comuns e compreensão da complementaridade das ações coletivas; estímulo à visão estratégica, postura de inovação e espírito empreendedor nos contextos social, político, econômico e cultural em que o gestor se encontra inserido, bem como a formação técnica e científica que o habilite a intervir no campo da gestão das empresas de qualquer ramo ou setor.

Gestão de Empresas
Gestão de Empresas
Gestão de Empresas
Gestão de Empresas

Portaria de Autorização do MEC: 186 de 15/02/07

Os cursos oferecidos pela Univiçosa poderão utilizar de até 20% (vinte porcento) da sua carga horária em formato EAD (Ensino a distância) conforme legislação vigente.

Corpo Docente

Professor Titulação Curso Lattes
ALESSANDRA FREITAS RIGUEIRA Especialista TPG http://lattes.cnpq.br/2304415002896778
BARBARA CALÇADO LOPES MARTINS Mestrado TPG http://lattes.cnpq.br/2488417570780191
DAIANE MIRANDA DE FREITAS Doutorado TPG http://lattes.cnpq.br/5134987674497477
GUILHERME CASTANHEIRA MAGALHAES Especialista TPG http://lattes.cnpq.br/3283327695147189
JANSEN CARDOSO PEREIRA Mestrado TPG http://lattes.cnpq.br/4161608960808575
MARIA DEL PILAR SALINAS Q SORIA GALVARRO Mestrado TPG http://lattes.cnpq.br/4779260888100921
SANDRA APARECIDA SARAIVA GUIMARÃES LIBANIO Especialista TPG http://lattes.cnpq.br/5544462122650602

Empresa Simulada é uma disciplina do último período dos cursos de Administração e Gestão de Empresas (Processos Gerenciais). Essencialmente prática, a disciplina usa a tecnologia de educação virtual, metodologia de treinamento que atrela a teoria à prática de atividades empresariais. A Univiçosa é pioneira na região no uso dessa metodologia.

Os alunos, divididos em grupos ou "empresas" diferentes, com seus respectivos cargos e funções, atuam em um mercado simulado em laboratório, reproduzindo o dia a dia de uma empresa criada por eles mesmos e que funciona como empresa real. Nela os estudantes praticam a negociação de produtos ou serviços e a interação com o clientes e fornecedores no processo de compra e venda, pagamento e recebimento. Os alunos interagem em um mercado virtual composto por outras empresas simuladas, propondo soluções e implantando novas estratégias, sempre com base no conhecimento adquirido durante todo o curso em disciplinas nas áreas contábil e financeira, gestão de pessoas, marketing, produção, logística e empreendedorismo.

O ponto-chave da simulação empresarial é desenvolver competências como autonomia e senso de responsabilidade, habilidade para trabalhar em equipe, visão sistêmica e empreendedora. O acadêmico é desafiado a exercitar, a todo momento, a solução de problemas, a desenvolver a visão de negócios e suas conexões com os mercados, utilizando a linguagem do mundo dos negócios.

Dois eventos durante o semestre são marcantes para os alunos: a Roda de Negócios, onde negociam diretamente com empresas fornecedoras; e a Feira Simulada, momento de interação com clientes reais através da exposição e venda de produtos ou serviços.

Com dois ambientes, o Laboratório de Empresa Simulada possibilita o funcionamento simultâneo de duas empresas simuladas diferentes. Cada ambiente apresenta o layout de um escritório a fim de propiciar ao aluno toda a vivência da prática administrativa de uma empresa, e está equipado com 16 computadores conectados à internet e com o Sistema "Gestão Simulada".

Fonte: https://www.univicosa.com.br/graduacao/cursos/gestao_de_empresas