Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso tem como objetivo formar o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em 5 semestres, para atender o mercado que demanda profissionais qualificados para o processo de projeto e desenvolvimento de sistemas em diferentes plataformas com melhores técnicas e práticas, com inovação e visão sistêmica.

Logo

Formação

Tecnólogo

Duração

5 Períodos

Turno

Noturno

Vagas Anuais

50

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Esse profissional trabalha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas.

Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são desenvolvidos no percurso da graduação. Capacidade de aprendizagem constante com habilidades de trabalho em equipe, adaptação e visão empreendedora também são características desenvolvidas.

Durante os 10 semestres do curso de Engenharia de Computação, os estudantes vão utilizar os bem equipados e modernos laboratórios de Informática, Física, Química, Microcontroladores e Desenvolvimento. Os acadêmicos também têm a possibilidade de usufruir da infraestrutura que a Univiçosa oferece, com auditórios, salas amplas, biblioteca com acervo completo para o curso, ambiente propício para discussões interdisciplinares, espaço de convivência e muito mais.

No contexto de tantas transformações e desafios, o tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas contribui com o projeto e desenvolvimento de soluções que podem estar em desktops, na internet, em dispositivos móveis ou sistemas espalhados por equipamentos, hospedados na própria infraestrutura ou em nuvem.

A formação, prevista em dois anos e meio, tem como base conteúdos, técnicas e ferramentas específicas de áreas fundamentais da computação tanto em hardware quanto em software, além de gestão de projetos, ética, responsabilidade social e empreendedorismo e inovação.

Uma trajetória com certificações intermediárias oferece ao graduando a possibilidade de atuar no mercado já no primeiro ano de curso. Assim, ao ser aprovado nas disciplinas durante o ano, provido de conhecimento, técnicas, ferramentas, competências, como trabalhar produtivamente em equipe, resolução de problemas multidisciplinares, visão crítica e empreendedora, recebe certificações. No primeiro ano de Desenvolvedor de Software e no segundo de Analista de Software. Ao final do curso, de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O tecnólogo atua nos mais diversos segmentos, onde existe a necessidade de sistemas computacionais, existe espaço para este profissional. Em empresas de desenvolvimento de soluções tecnológicas, no setor de TI de indústrias, grandes corporações, instituições dos mais diversos setores, startups, enfim, o profissional pode atuar na área com a qual mais se identifica. O importante é conhecer a área de negócio, aprofundar conhecimento e colocar seu conhecimento à disposição para o desenvolvimento pessoal, empresarial e social.

Algumas atividades que o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode desempenhar:

  • Desenvolvimento de aplicações nos ambientes web, mobile, desktop e demais;
  • Aplicações interdisciplinares de desenvolvimento, com foco em soluções reais e inovadoras;
  • Estudo, avaliação, apropriação e aplicação de novas tecnologias para soluções de desafios atuais;
  • Planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria em empresas.

O Tecnólogo é um profissional integrante do mercado mundial de tecnologia, responsável pela sua expansão e desenvolvimento. É capaz de analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação. Na UNIVIÇOSA o discente se tornará um profissional muito próximo aos desafios reais sendo desafiado a cada semestre com um projeto integrador conectado ao mercado.

Diferenciais do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Univiçosa:

  • Curso com foco no aprendizado conectando teoria e prática;
  • Laboratórios de Informática modernos e bem estruturados;
  • Pedagogia apoiada em metodologias ativas, onde o aluno é o principal ator do processo de ensino/aprendizagem com suporte individualizado nas disciplinas, desde a formação base em desenvolvimento, até a formação especializada em Engenharia de Software, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, entre outras;
  • Interdisciplinaridade efetiva por meio de projetos a cada semestre;
  • A Univiçosa, com seus diferentes cursos, apresenta demandas concretas e potenciais de desenvolvimento de soluções nas mais diferentes áreas, permitindo aplicar conceitos, técnicas e modelos de acordo com a área de interesse do aluno;
  • Empreendedorismo e inovação são trabalhados de forma transversal durante toda a graduação;
  • Parcerias com indústrias e empresas na região permitem um amplo campo para desenvolvimento de projetos com pesquisa e inovação.

Os cursos oferecidos pela Univiçosa poderão utilizar de até 20% (vinte porcento) da sua carga horária em formato EAD (Ensino a distância) conforme legislação vigente.

Corpo Docente
Professor Titulação Curso Lattes

Facilidades no Pagamento

Empresa Simulada é uma disciplina do último período dos cursos de Administração e Gestão de Empresas (Processos Gerenciais). Essencialmente prática, a disciplina usa a tecnologia de educação virtual, metodologia de treinamento que atrela a teoria à prática de atividades empresariais. A Univiçosa é pioneira na região no uso dessa metodologia.

Os alunos, divididos em grupos ou "empresas" diferentes, com seus respectivos cargos e funções, atuam em um mercado simulado em laboratório, reproduzindo o dia a dia de uma empresa criada por eles mesmos e que funciona como empresa real. Nela os estudantes praticam a negociação de produtos ou serviços e a interação com o clientes e fornecedores no processo de compra e venda, pagamento e recebimento. Os alunos interagem em um mercado virtual composto por outras empresas simuladas, propondo soluções e implantando novas estratégias, sempre com base no conhecimento adquirido durante todo o curso em disciplinas nas áreas contábil e financeira, gestão de pessoas, marketing, produção, logística e empreendedorismo.

O ponto-chave da simulação empresarial é desenvolver competências como autonomia e senso de responsabilidade, habilidade para trabalhar em equipe, visão sistêmica e empreendedora. O acadêmico é desafiado a exercitar, a todo momento, a solução de problemas, a desenvolver a visão de negócios e suas conexões com os mercados, utilizando a linguagem do mundo dos negócios.

Dois eventos durante o semestre são marcantes para os alunos: a Roda de Negócios, onde negociam diretamente com empresas fornecedoras; e a Feira Simulada, momento de interação com clientes reais através da exposição e venda de produtos ou serviços.

Com dois ambientes, o Laboratório de Empresa Simulada possibilita o funcionamento simultâneo de duas empresas simuladas diferentes. Cada ambiente apresenta o layout de um escritório a fim de propiciar ao aluno toda a vivência da prática administrativa de uma empresa, e está equipado com 16 computadores conectados à internet e com o Sistema "Gestão Simulada".

Fonte: https://www.univicosa.com.br/graduacao/cursos/analise_e_desenvolvimento_de_sistemas