saiba mais sobre
os financiamentos

Financiamento Unifácil Financimaneto Estudantil



LiveZilla Live Help




 Boletim Univiçosa - Fique informado sobre a últimas novidades


Notícia

09/08/2013

Benefícios do consumo de Kefir para a saúde

Benefícios do consumo de Kefir para a saúde Kefir significa bem-estar ou bem-viver (Foto: Mônica de Paula Jorge)

 

Ana Paula Boroni, Nutricionista, Mestre em Nutrição: Professora do Curso de Nutrição da Univiçosa/Esuv


O quefir, também conhecido como kefir, é originário do eslavo Keif e significa bem-estar ou bem-viver. Kefir é uma colônia de microrganismos simbióticos (lactobacilos e leveduras) aptos a fermentar diversos substratos. Ele pode ser cultivado em açúcar mascavo, leite ou sucos de frutas, sendo sua coloração dependente do substrato utilizado para cultivo. Os grãos são amarelos claros quando cultivados em leite ou pardos se acrescidos em açúcar mascavo. Dependendo dos diferentes métodos de cultivo, a composição da população do Kefir pode diferir.

O uso do kefir como alimento pode trazer inúmeros benefícios para a saúde. Por exemplo, o Kefir pode ser uma excelente opção para pessoas com intolerância à lactose, pois o leite fermentado a partir de grãos de Kefir pode chegar a uma redução do teor de lactose próxima do leite industrializado de baixa lactose. Quanto maior o tempo de fermentação, menor o teor de lactose.

Outros possíveis benefícios do uso contínuo deste alimento probiótico são: prevenção de alergias alimentares, ativação do sistema imunológico, diminuição do risco de câncer (principalmente de cólon) e o reestabelecimento e equilíbrio da microbiota intestinal.

O cultivo do kefir é algo bem simples e pode ser realizado em casa. Se cuidados corretamente, os grãos podem durar por muito tempo.

 




AVISO LEGAL: Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que a Univiçosa seja citada como fonte, remetendo para o site da instituição: www.univicosa.com.br




» ver todas